Início Sem categoria Voluntárias usam a criatividade para encantar

Voluntárias usam a criatividade para encantar

Outro ponto a receber a ornamentação natalina foi o Monumento do Imigrante

Rosibel Fagundes
[email protected]

O cenário natalino já chama a atenção de quem passa pela Praça da Bandeira e Monumento ao Imigrante, no centro de Santa Cruz do Sul. Anjos, guirlandas, pinheiros, arranjos e outros adereços confeccionados a partir da utilização de garrafas pet estão sendo instalados. O trabalho de ornamentação nestes espaços públicos é liderado pelo grupo ‘Reciclagem’, composto por cerca de vinte mulheres. Desde abril, elas se reúnem periodicamente e dedicam algumas horas de seus dias aos trabalhos artesanais como explica a voluntária Teresa Cristina Kirst, de 70 anos. Aposentada, assim como a maioria das amigas, ela conta que o grupo existe há cinco anos. “Há cinco anos trabalhamos na ornamentação natalina e sempre depois da Páscoa nos reunimos uma vez por semana em uma sala na Crepel (Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos). A partir dos meses de agosto e setembro o trabalho se intensifica e as reuniões ocorrem nas segundas e terças-feiras. Mas, é em outubro com a proximidade do Natal que os encontros são mais seguidos”.

Praça da Bandeira e Monumento do Imigrante recebem anjos, guirlandas, pinheiros e outros enfeites natalinos

Sobre a inspiração e criatividade das peças natalinas, a voluntária afirma que são sugestões trazidas pelas próprias integrantes. “O grupo sempre procura inovar. Muitas das voluntárias viajam e trazem fotos da decoração de outros lugares daí colocamos mais alguns incrementos e fica muito lindo. Temos muita criatividade neste grupo e as ideias são sempre maravilhosas. Sem falar, que tudo o que sobra de um ano, é guardado e reaproveitado para o ano seguinte. Sempre lavamos e modificamos as peças”, destacou Tereza.
O grupo está aberto para novas voluntárias. Conforme Tereza, quem tiver vontade e disponibilidade de participar será muito bem vinda. “Gostaríamos muito que outras pessoas participassem inclusive pessoas de bairros que queiram aprender e embelezar suas praças. É uma coisa tão fácil de fazer, e por que não levar adiante esta ideia para outros locais também?”, concluiu.

Há cinco anos, o grupo de voluntárias se dedica à ornamentação natalina de Santa Cruz