Início Editorial 2021: ano de dificuldades e superação

2021: ano de dificuldades e superação

O ano que passou foi de muitas dificuldades, mas também de superação. Lembram do início de 2021? A pandemia era assustadora no Brasil, a vacina surgia como uma esperança. No decorrer do ano, o País conseguiu vacinar grande parte da sua população, e o coronavírus foi contido. Embora houvesse uma propagação do negacionismo em torno das vacinas, a maioria dos brasileiros foi consciente e aderiu à vacinação.

Diante disso, é relevante destacar a capacidade do nosso País, que muitas vezes é desprestigiada por muitos brasileiros. Claro que, diariamente, enfrentamos uma série de dificuldades e carências, muitos erros são cometidos no Brasil em diferentes áreas. Porém, a vacinação, embora tenha iniciado de forma um tanto tardia, avançou de maneira bastante significativa ao longo do ano e chegou a um patamar considerável, estabelecendo um combate firme à pandemia, desacelerando as contaminações por Covid-19.

Não podemos ignorar, por outro lado, que o Brasil ultrapassou o número de 600 mil mortes, nestes quase dois anos de pandemia. É algo que, infelizmente, precisamos considerar quando abordamos sobre o coronavírus em termos nacionais. São muitas vidas perdidas, muitos familiares e amigos entristecidos. Enfim, é uma tragédia.

Em função disso, levando em conta o número de mortes e a recuperação devido à vacinação no Brasil, é importante fazer um apelo para que outros países valorizem mais as vacinas, pois muitas nações ainda enfrentam uma situação bastante crítica, em termos de pandemia. E o Brasil, da tragédia ao bom exemplo, deve continuar seu intenso processo de vacinação. Assim, torcendo para que a pandemia seja finalmente superada, desejamos um feliz 2022 a todos.