Início Destaque Adjori/RS empossa diretoria e evidencia talentos do jornalismo

Adjori/RS empossa diretoria e evidencia talentos do jornalismo

Durante evento ocorreu ainda a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Adjori/ RS de Jornalismo 2021

Luciana Mandler
[email protected]

Durante o 58º Congresso de Jornais do Interior, que ocorreu no sábado, 20, em Nova Santa Rita, também foi realizada a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Adjori/RS de Jornalismo. Na mesma data foi empossada a diretoria da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS). Na ocasião, estiveram reunidos associados da entidade, convidados e autoridades.

A nova diretoria que estará à frente da associação pelos próximos dois anos é composta pelos seguintes integrantes: presidente Jair Francisco de Souza, do Jornal Estação, de Capela de Santana; vice-presidente Julio Cesar da Silva, do Jornal O Imigrante, de São Leopoldo; 1º secretário Elton de Andrade, do Jornal A Hora Cidades, de Arroio do Meio; 2º secretário Jorge Elemar Bruxel, do Jornal O Farroupilha, de Farroupilha; 1º tesoureiro Jeazon Ribeiro da Costa, do Jornal da Primeira Hora, de Eldorado do Sul; e 2º tesoureiro Luiz Carlos Medeiros, do Jornal A Palavra, de São Sepé.

Ainda fazem parte da diretoria, no Conselho Fiscal: Renato Marodin, do Jornal O Celeiro, de Santo Augusto; Ricardo Flores de Limam, do Jornal de Nova Petrópolis; José Antonio Jacinto Junior, do Correio Vacariense, de Vacaria; José dos Santos, do Jornal do Mar, de Torres; Leandro Galante, do Jornal O Estafeta, de Veranópolis; e Carlos Alberto Zancan, do Jornal Popular, de Nova Prata. E ainda, no Conselho de Ética: Mauri Spengler, do Jornal A Gazeta, de Campo Bom; Laerson Rigon de Souza, da Gazeta da Serra, de Sobradinho; Carlos Porciuncula Saraiva, do Jornal de Capão, de Capão da Canoa; Nei Balverdu, do Jornal Gazeta dos Pampas, de Cacequi; Milton Taborda, do Jornal Tribuna da Produção, de Palmeira das Missões; e Francisco Cerutti, do Jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen.

UNIÃO DOS ASSOCIADOS
Durante seu discurso na abertura do 58º Congresso da Adjori/ RS, o presidente Jair Francisco de Souza destacou que o momento é de união entre os associados e que o foco deve estar na principal vocação: a comunicação. “O prazer de informar com seriedade, imparcialidade, criatividade, competência e voltado para seu público”, disse. Além disso, durante o evento foram pautas a defesa do jornalismo, o compromisso com a notícia, a busca por apoio e a valorização do jornal nas cidades do interior do Estado.

HOMENAGEM AOS JORNAIS
A noite de sábado também serviu para reconhecer a trajetória dos veículos de comunicação associados à Adjori/ RS, onde ocorreu homenagem aos jornais que completaram aniversário. Entre os homenageados estava o Riovale Jornal, que completou neste ano 45 anos.

4º Prêmio Adjori/ RS enaltece trabalho de profissionais
A noite de sábado foi de grandes acontecimentos, entre eles, a entrega da premiação do 4º Prêmio Adjori/ RS de Jornalismo 2021, que evidencia os talentos do interior do Estado. Promovida pela Adjori, contou com a avaliação de profissionais da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Neste ano, 61 trabalhos jornalísticos foram inscritos por 11 jornais participantes, entre eles, o Riovale Jornal. Participaram os associados que se inscreveram com trabalhos editados em 2020, conforme regulamento. O prêmio contou com sete categorias: Editorial; Coluna/ Crônica; Fotografia; Anúncio; Reportagem; Caderno Temático; e Apresentação Gráfica.

A premiação por categoria consistiu em troféu para o primeiro lugar e menção honrosa para o segundo e terceiro lugar. Neste ano, o Riovale Jornal se destacou com o terceiro lugar com menção honrosa na categoria Reportagem. O repórter Ricardo Gais, de 24 anos, se destacou com a publicação “O sonho da adoção que virou realidade”, um especial feito para o Dia dos Pais no ano passado, sobre um casal homoafetivo de Santa Cruz que adotou uma criança e formou uma linda família.

Esse foi o primeiro concurso que o jovem profissional se inscreveu. No entanto, essa vontade de participar já vinha há mais tempo. “Como iniciei minha trajetória no jornalismo no início de 2020, no Riovale Jornal, essa vontade ficou maior ainda e aproveitei a oportunidade do concurso da Adjori/ RS para participar, com o incentivo da minha editora-chefe Sara Rohde”, apontou.

Ricardo Gais recebeu com muita alegria e entusiasmo a notícia do diretor do Riovale, André Felipe Dreher. “Como fazia um tempinho que havia me inscrito, acabei esquecendo que a premiação seria no último sábado. Quando meu chefe André me mandou a foto da premiação no WhatsApp foi só alegria. Aproveitei para comemorar minha primeira conquista neste meu início de carreira”, contou. “Logo contei para minha mãe e ela ficou muito emocionada”, completou.

Ao ser questionado como se sentiu ao ter este reconhecimento enquanto profissional, Gais destacou que ainda não se considera um jornalista completo, pois está no caminho da formação. “Mas tudo que aprendo diariamente na prática é muito bom e importante, é uma escola fora da sala de aula na verdade, então, acredito que essa Menção Honrosa, para uma reportagem minha, que concorreu com vários jornais do interior do Estado, só reforça e me faz acreditar ainda mais no meu sonho na área do jornalismo. Me esforço cada dia mais, para quem sabe, receber novas premiações e me tornar um profissional qualificado e que possa sempre contribuir com meus colegas e a empresa”, enfatizou.

Para finalizar, o repórter do Riovale Jornal faz uma avaliação sobre o que pode ter contribuído para que sua reportagem se destacasse em meio a tantas outras: “A reportagem foi sobre um casal homoafetivo que adotou uma criança e formou uma linda família, acredito que essas matérias são muito essenciais e pertinentes em nosso dia a dia, até porque nossa sociedade, infelizmente, ainda é preconceituosa, mas já evoluímos muito perante ao assunto e acredito que num futuro próximo essas matérias sejam vistas com outros olhos, sem julgamento”. Além disso, Ricardo Gais avalia que o tema chamou também a atenção dos leitores, “pois a repercussão foi muito boa nas redes sociais, com comentários positivos. Creio que algumas pessoas que tinham curiosidade em saber como adotar uma criança puderam se inspirar nesse casal, assim outras crianças podem ter a chance da adoção por casais homoafetivos e podem ter a oportunidade de viver em família”, finalizou.

Riovale distribui brindes durante evento
O 58º Congresso de Jornais do Interior, promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS), além das homenagens e premiações, contou com ampla programação. Durante o evento, o Riovale Jornal, representado por Elisabete e André Dreher, levou brindes de empresas parceiras para o sorteio no jantar de encerramento. Essa foi uma maneira de mostrar a pujança e diversidade econômica de Santa Cruz do Sul. Colaboraram para o evento: Heilige Cervejaria, Rede Ideal, Sicredi, Lupagraf e Unisc.