Início Geral Mãos que colaboram com a solidariedade

Mãos que colaboram com a solidariedade

Grupo de mulheres da Casa da Amizade confecciona guirlandas natalinas
como forma de angariar recursos à entidade e Casa da Criança

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Ricardo Gais

Com a chegada do fim de ano, ações sociais ficam em evidência para ajudar ao próximo. É com esse foco que a Casa da Amizade de Santa Cruz do Sul realizou neste ano o projeto “Laços de Amizade”, que teve por objetivo capacitar pessoas para confeccionar guirlandas. Os enfeites foram produzidos a partir do reaproveitamento de garrafas pet e outros materiais recicláveis vindos de doações da comunidade e das próprias associadas.

Conforme a responsável pela iniciativa, Rilene Kraether Rockenbach, o projeto surgiu através de uma amiga de Novo Hamburgo. “Eu me inspirei e fui juntar as minhas amigas aqui na Casa e elas logo toparam”, contou. A ideia inicial da ação era ministrar aulas de confecção de guirlandas para pessoas da comunidade, mas devido à pandemia de Covid-19 apenas as integrantes do grupo se envolveram, aprenderam e produziram os itens, que foram usados para a realização de uma rifa e venda das unidades.
“Todo valor arrecadado será dividido entre a Casa da Amizade para a realização de algumas reformas e para a Casa da Criança”, pontuou Rilene. “A entidade beneficiada passa pela diretoria e todo ano é escolhida uma diferente”.

O projeto teve início em agosto deste ano quando todas as integrantes foram vacinadas, no entanto elas frisaram que mantiveram o uso de máscara e distanciamento entre as amigas. “Essa iniciativa fez bem pra gente, já estávamos apenas em casa, isso trouxe mais alegria ao nosso grupo”, sublinhou.

Rilene contou que neste ano foram produzidas 67 guirlandas natalinas, sendo 10 sorteadas na rifa da Casa da Amizade nessa segunda-feira, 29. “Ano que vem queremos implantar de outra forma o projeto, reciclando, usando garrafas pets, já que algumas integrantes ajudavam na ornamentação da praça na época do Natal com as decorações recicláveis. A ideia é fazer outras guirlandas temáticas como para páscoa e Oktoberfest”. Com a estabilidade da pandemia, o grupo espera poder ministrar aulas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados e outros.

Para quem ficou interessado em adquirir alguma ornamentação pode entrar em contato com o grupo pelo telefone (51) 3711-7950 ou pelas redes sociais: Instagram: @casa_da_amizade_scs ou Facebook Casa da Amizade SCS.


O grupo responsável pela confecção das guirlandas é formado pela coordenadora Berenice Schramm, a responsável Rilene Rockenbach, as adjuntas Tereza Kirst e Viviane Schwengber e as integrantes Aurinha Hansen, Almira Thomas, Jacira Assmann, Lia Boettcher, Maria Bruxel, Marly Dreher, Sirlei Finger, Vera da Silva e Virginia Fritsch.