Início Educação Alunos do Colégio Mauá são campeões brasileiros de xadrez

Alunos do Colégio Mauá são campeões brasileiros de xadrez

Maria Eduarda e Alexandre conquistaram títulos em Natal e foram homenageados na escola
Foto: Divulgação/RJ

O Colégio Mauá efetuou uma cerimônia especial, com a presença de colegas e familiares, para homenagear os alunos do ensino fundamental Alexandre Kraether Genehr, de 14 anos, estudante do 9º ano, e Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, 8, aluna do 2º, que se sagraram campeões brasileiros de xadrez no último fim de semana, em Natal (RN). O evento nacional, organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), reuniu cerca de 300 enxadristas de todo o País para a disputa do Campeonato Brasileiro de Menores, em diversas categorias e em três ritmos: blitz, rápido e pensado.

Alexandre sagrou-se campeão no rápido e, de forma invicta, no pensado, além de um terceiro lugar no blitz. Maria Eduarda tornou-se campeã no blitz e no pensado após duas vitórias sensacionais por xeque mate no tie break, além de ser vice-campeã no rápido. “Foram conquistas espetaculares, que garantiram a ambos vaga no Mundial e no Pan-Americano”, celebrou o técnico e professor de xadrez do Mauá, Flávio Henrique Schedler, que acompanhou a competição e repassou instruções pelas redes sociais. “Foi um acontecimento histórico para Santa Cruz, graças também à incrível participação e ao envolvimento das famílias, que acompanharam os atletas”, frisou.

O diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, disse que a conquista merece todo o reconhecimento. “Parabéns aos nossos alunos campeões brasileiros de xadrez. O Mauá está em festa em razão dessa grande conquista, fruto de dedicação e empenho deles nas aulas de xadrez oferecidas pelo colégio. Que venham novas conquistas”, estimou o diretor.

Com as conquistas, os dois alunos garantiram vagas no Pan-Americano de Xadrez no Uruguai e no Campeonato Mundial de Xadrez, que será na Geórgia, na Europa. Antes, Maria Eduarda participará do Intercontinental de Xadrez em Montevidéu e Alexandre disputará a Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase).