Início Opinião Ansiedade e comportamento alimentar na pandemia

Ansiedade e comportamento alimentar na pandemia

O isolamento social, iniciado devido à pandemia de coronavírus, modificou a rotina das pessoas. Com isso, houve muitas mudanças, adaptações e até mesmo o estabelecimento de nova rotina, mudando, inclusive, o comportamento alimentar das pessoas durante a pandemia. Alguns comportamentos alimentares podem emergir neste período ou se agravar, como o aumento no consumo de doces e bebidas alcoólicas. Além disso, existe uma profunda relação entre ansiedade e compulsão alimentar e que afeta nosso comportamento alimentar.

Comer é uma necessidade básica do ser humano e um ato gerador de prazer. A fome pode ser dividida em quatro categorias: a fome fisiológica, que é a básica do organismo; a fome social, como exemplo estar em um aniversário, ter vontade de comer um salgado, um brigadeiro, mas por estar ali naquele momento social; a fome específica, que é quando se tem vontade de comer um determinado alimento – não é uma fome imediata e a fome emocional, que está relacionada a compulsão, quando a pessoa tem a necessidade urgente de comer algo em grande quantidade.

Quando a ansiedade está presente ela pode ser gatilho para episódios de
compulsão alimentar e que pode levar ao aumento de peso. Esta fome emocional surge de forma repentina, mesmo que você tenha se alimentado a pouco tempo, você tende a comer mais e com isso pode desencadear sentimento de culpa e frustração após o consumo do alimento.

Recorrer ao comer consciente pode te ajudar a controlar a fome emocional. Antes da refeição observe como se sente antes de iniciar a refeição, quais os sentimentos estão presentes. Estabeleça qual o grau de fome (em uma nota de zero a cinco). Procure se alimentar quando sua fome estiver entre três e quatro. Durante a refeição coma devagar, mastigando bem os alimentos, sentindo o sabor, o aroma, a textura, os sons produzidos pela mastigação. Sinta o alimento descendo em sua garganta, observe se o alimento remete à alguma memória. E após a refeição, estabeleça qual o grau de saciedade (em uma nota de zero a cinco). Perceba se ficou satisfeito com a refeição realizada. O instinto de fome e de saciedade é essencial no processo de mudança do comportamento alimentar na pandemia. Esteja atento para atendê-los quando perceber a fome ou quando sentir que já está saciado, assim você terá mais autonomia na sua alimentação e com isso poderá identificar quando atender à fome não só física, mas também emocional. Fica a dica. Abraço da Nutri.

Fabiana Neumann – nutricionista CRN2 3651