Início Geral Festa de São Jorge: fiéis pedem saúde para a humanidade

Festa de São Jorge: fiéis pedem saúde para a humanidade

Fotos: Lucas Martin
Carreata, que já acontece há 21 anos, percorreu as
ruas centrais da cidade com pedidos de agradecimento e bênção

O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, de Santa Cruz do Sul, realizou no sábado, 23, a sua tradicional Festa de São Jorge. Essa foi a 33ª edição do evento, que contou com a 21ª Carreata de São Jorge Guerreiro. As atividades iniciaram logo ao amanhecer com alvorada festiva, seguido de café da manhã e o passeio pelas ruas centrais de cidade, levando pedidos de bênção e proteção para os santa-cruzenses. Após, houve almoço e, à noite, a festa em homenagem a Ogum (São Jorge no sincretismo religioso). Foram seguidos todos os protocolos e orientações sanitárias referentes à covid-19.


A carreata carregou as bandeiras do Templo, de Santa Cruz, do Rio Grande do Sul e do Brasil. São Jorge estava representado em três imagens, a primeira conduzida em caminhão do Corpo de Bombeiros em um andor. Uma segunda era em tamanho natural e a terceira, a mais recente acrescentada ao Templo, ilustrava o santo em combate com o dragão. Uma imagem de braços abertos representou Pai Oxalá (Jesus Cristo). Também havia as baianas, que acenavam seus lenços brancos para quem assistia à passagem da carreata. Muitos carros se somaram ao cortejo em seus 9 km.


As manifestações foram um momento de pedidos de saúde para a humanidade e de fortalecimento da fé, explicou o babalorixá Pai Antônio de Ogum, dirigente espiritual do Templo de Umbanda. “Pedimos pela vida, pela saúde e pela paz, pelo fim das guerras no mundo e também das guerras internas da humanidade, diminuir a miséria.

Pedimos a São Jorge para que pudesse olhar para nosso comércio e empresas devido ao momento de pandemia que estamos passando. Olhar pela união do ser humano e falta de harmonia entre as pessoas, inclusive pelos animais que sofrem maus tratos. Expulsar o dragão que existe dentro de cada um de nós, do não entendimento da vida do próximo. Que pudesse proteger também os presidiários, que passam por uma situação que ninguém pode julgar”, descreveu.

AGRADECIMENTO

Imagem de São Jorge na batalha com o dragão: um presente para o Templo

Na véspera do Dia de São Jorge, o Templo recebeu um presente especial. Foi agraciado com uma imagem, com 1,60 metro de altura, com o santo sobre seu cavalo branco, travando a batalha contra o dragão. “A imagem foi recebida com grande alegria pelo Templo, que conta com outras imagens, todas com 1,80 metro de altura. Há a de Pai Ogum Beira-Mar, presenteada por um caminhoneiro; Mãe Iemanjá, por um bancário; de São Jorge que vai em um andor, por um engenheiro; Mãe Oxum, pelos filhos do terreiro; Pai Oxalá, por um padre uruguaio e um filho de santo do terreiro; Pai Oxóssi, por um comerciante; Mãe Iansã, por uma senhora da comunidade; e a atual, de São Jorge em seu cavalo branco, veio através de amigos, simpatizantes do templo e pelos filhos do terreiro”, explicou Pai Antônio.