Início Geral BM inicia projeto que vai modernizar sala de operações

BM inicia projeto que vai modernizar sala de operações

EVERSON BOECK
[email protected]

Uma das mais modernas salas de operações do Rio Grande do Sul. Esta frase, dita pelo Major Valmir José dos Reis, comandante do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM), simbolizou a solenidade de apresentação do projeto que vai modernizar a Sala de Operações do Batalhão, com sede em Santa Cruz do Sul, na Rua 28 de Outubro, 143. O evento aconteceu na manhã de terça-feira nas dependências da instituição e reuniu, além de integrantes da BM, a diretoria da JTI, representada pelo presidente Eduardo Renner e pelo diretor Institucional, Flávio Goulart.
De acordo com Major Reis, com equipamentos de última geração, a sala será uma das mais bem equipadas do Estado. “Toda esta estrutura vai dar agilidade na resposta aos atendimentos das ocorrências. É a tecnologia a serviço da segurança pública”, destacou.
O presidente da JTI, Eduardo Renner, disse que a empresa sente-se honrada em fazer parte de um projeto desta grandeza e importância. “Sou um admirador do cinema e recordo de como era fascinante ver nos filmes de antigamente toda aquela tecnologia. E aquilo que víamos nos filmes está em nossas mãos hoje, em nossa realidade”, compara.
A realização da obra, que tem previsão de 40 dias para sua conclusão, é uma parceria entre a Brigada, que oferece o espaço físico, efetivo e serviço; a JTI que disponibiliza parte dos recursos para a reformulação da estrutura; e a Kopp Tecnologia que oferece todo amparo tecnológico.

COMO VAI FUNCIONAR?

O comandante do 23° BPM explica que a reformulação da Sala de Operações é, antes de tudo, um projeto social que vai trabalhar diretamente com o serviço 190 e beneficiará os 24 municípios de abrangência do Batalhão.
Na sala, serão instaladas televisões LCD que mostrarão imagens das câmeras de vigilância e da localização das mais de 100 viaturas, que serão equipadas com GPS e Ipads, de modo a facilitar o trabalho operacional nos 24 municípios da região. “Haverá pelo menos quatro efetivos na sala. Enquanto um atende a ligação, outro já faz a pesquisa sobre o suspeito, como por exemplo se ele tem antecedentes criminais, se é foragido, se possui arma, se o carro é roubado, enfim, todas as informações que possam auxiliar”, esclarece Reis.
Segundo o Major, esta comunicação em tempo real entre a Sala de Operações e as viaturas vai permitir, ainda, um aprimoramento de serviços. “Com a tecnologia GPS e os Ipads poderemos saber quanto tempo durou o atendimento, isto é, a sala recebe a ligação, despacha a viatura, ela apresenta a quilometragem e horário de início e término, e tudo isso é acompanhado pelos televisores na sala”, sublinha. Ele adianta que seis viaturas (cinco em Santa Cruz do Sul e uma em Vera Cruz) serão equipadas com terminais de computador embarcado que vão permitir consultas no momento em que a ocorrência acontece. “Futuramente as viaturas também terão microcâmeras que registrarão os atendimentos servindo como prova para processos judiciais e para excelência do trabalho”, revela.
Também há o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Grupo de Gestão Integrada, que disponibilizará o sistema de monitoramento das câmeras de segurança para o serviço.

Serão instaladas televisões LCD que mostrarão imagens das câmeras de vigilância e da localização das mais de 100 viaturas, que serão equipadas com GPS e Ipads

Sala de Operações da BM terá equipamentos de última geração

Evento reuniu, além de integrantes da BM, a diretoria da JTI, representada pelo presidente Eduardo Renner e pelo diretor Institucional, Flávio Goulart