Início Destaque Contratações temporárias devem superar 500 vagas

Contratações temporárias devem superar 500 vagas

Desde a segunda quinzena de novembro, lojistas estão em busca de profissionais para ajudar a suprir demanda do final de ano

Luciana Mandler
[email protected]

O Natal é a data mais importante do ano para o comércio, pois é quando a expectativa de aumento nas vendas é ainda maior se comparada a outras datas. Com o avanço da vacinação e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, a projeção é de melhora. Com isso, o movimento se intensifica e os lojistas precisam muitas vezes reforçar suas equipes para dar conta do atendimento, principalmente no mês de dezembro.

Nesse sentido, ocorrem as tradicionais contratações temporárias. Em Santa Cruz do Sul, para este fim de ano, a expectativa é de superar 500 vagas, conforme estima o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.
“Acreditamos que vai ser melhor que ano passado, pois durante o ano houve mais admissões do que demissões. Novembro também houve mais admissões do que demissões”, revela. “A perspectiva é positiva. Sempre lembrando que conforme o trabalho realizado e a demanda pode haver efetivação. Ótima oportunidade de se manter no mercado de trabalho”, completa.

Apesar das dificuldades, como inflação, nova cepa de coronavírus, Spode reforça que a projeção se mantém positiva.

CONTRATAÇÕES COMEÇARAM
Há cerca de um mês, o Riovale Jornal contatou alguns empresários para verificar sobre a possibilidade de futuras contratações temporárias para este fim de ano, que geralmente ocorrem na segunda quinzena de novembro até o início de dezembro. A empresária Cleusa Keller, proprietária da loja Essencial Hering, por exemplo, na ocasião ainda não tinha certeza se contrataria reforço para a equipe. Acreditando em uma melhora no movimento com o pagamento da primeira parcela do 13º salário no fim do mês de novembro e a chegada do início de dezembro, a empresária vai apostar na contratação de uma pessoa freelancer. “Todos os anos pegamos uma pessoa freelancer, onde fizemos o contrato de 30 a 60 dias”, conta.

Embora em 2019 e 2020 não tenha contratado ninguém para o período em decorrência da pandemia de Covid-19, neste ano, Luciana Furtado Helfer, da Leonor Modas, disse que contrataram duas pessoas para auxiliar na movimentação de fim de ano. A ideia inicial era de contar com o reforço de pelo menos uma pessoa, mas com a expectativa positiva duas pessoas já se somam à equipe, com contratos até o fim de fevereiro de 2022.

Na loja Gang e Super Legal não é diferente. Ambas estão selecionando profissionais para somarem as suas equipes. Na Gang, o período de trabalho ocorrerá durante o mês de dezembro. Já na Super Legal, lojas de brinquedos, a ideia é contratar uma atendente de loja até o dia 10 de dezembro.

Horário estendido do comércio inicia dia 4 de dezembro
No fim do mês de novembro, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul assinaram acordo coletivo relativo ao horário estendido para o fim de ano, que corresponde a 1º de dezembro até 31 do mesmo mês.

Nos dias 1º a 3, 6 a 10, 13 a 16 e 27 a 30 de dezembro, as empresas devem praticar o horário normal de abertura, sem qualquer alteração. Já no dia 4 de dezembro (sábado), os lojistas poderão estender o horário até as 17h. O mesmo vai ocorrer nos sábados, dias 11 e 18.

Nos dias 17, 20 a 23, o comércio poderá estender o atendimento até as 22h. No dia 19 (domingo), o horário de funcionamento será das 16h às 22h. No dia 24, véspera de Natal, e no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, as lojas podem permanecer abertas até as 17h.

Já nos dias 5, 12 e 26 de dezembro, os estabelecimentos comerciais manterão as portas fechadas. O mesmo ocorrerá no dia 25, Natal.

REFORÇO NO POLICIAMENTO
Com o horário diferenciado do comércio neste mês de dezembro, na manhã da última segunda-feira, 29, o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode fez uma visita ao comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, na sede da Brigada Militar, onde solicitou atenção especial da BM durante estes dias. O comandante assegurou que, a exemplo dos últimos anos, o policiamento será reforçado para dar segurança a lojistas e consumidores.