Início Polícia Estado institui patrono do 23º BPM

Estado institui patrono do 23º BPM

Através do decreto nº 55.387, publicado no Diário Oficial do Estado – DOE, na última quarta, 29, foi instituído oficialmente o patrono do 23º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Santa Cruz do Sul. O patrono do Batalhão é o major André Sebastião Santos dos Santos, cuja escolha se deu em homenagem ao referido oficial, que tombou em ação no dia 10 de abril de 2006, durante confronto armado por ocasião do roubo à Empresa de Transporte de Valores sediada no município.

O nome do major Sebastião foi escolhido pelo fato do policial ter perdido a vida em combate no exercício de suas funções, deixando um legado de admiração e respeito pelos policiais militares do 23º BPM e pela comunidade santa-cruzense.

Decorrido o prazo legal de dez anos da morte do major Sebastião, no ano de 2018, iniciou-se a tramitação da proposta de designação do referido policial como patrono do 23º BPM, pois a partir daquele momento o seu nome passou a preencher os requisitos estabelecidos pela legislação vigente para a designação como patrono de unidades da Brigada Militar. Com a publicação do decreto estadual, o 23º BPM passa a ser denominado “23º BPM – Batalhão Major Sebastião”, eternizando a memória deste policial e registrando o seu nome na história da Brigada Militar.