Início Sem categoria Estado prepara estrutura para vacinar gaúchos

Estado prepara estrutura para vacinar gaúchos

Em Santa Cruz, 13ª CRS aguarda detalhamento para imunização. Novo decreto sai nos próximos dias

Ricardo Gais
[email protected]

Luciana Mandler
[email protected]

Reunião do Comitê Gestor ocorreu nessa quinta-feira. – Foto: Secom

A previsão do Ministério da Saúde para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 é para a segunda quinzena de janeiro e para estarem preparados, a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, diretores e técnicos da Secretaria de Saúde (SES) se reuniram nesta semana para acertar o detalhamento do plano estadual de vacinação do gaúchos.

Segundo Arita, quando as vacinas forem adquiridas e liberadas pelo Ministério da Saúde, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a distribuição dos lotes ocorrerá de forma igualitária em todos os estados brasileiros. Da mesma forma, o governo estadual distribuirá aos municípios gaúchos a quantidade proporcional à população a ser vacinada. “Assim que a vacina chegar ao Rio Grande do Sul, já temos estrutura e planejamento para iniciar a vacinação”, afirma Arita.

Sobre a aplicação, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade. O Plano Nacional de Vacinação deve seguir os moldes da campanha contra a gripe e prevê inicialmente a imunização de grupos prioritários, como os profissionais na linha de frente com o vírus e idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas.

Santa Cruz do Sul

Ainda sem muitos detalhes de como será a distribuição das doses da vacina contra Covid-19, a coordenadora Mariluci Reis, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, adiantou que a sistemática será parecida como já funcionam as demais vacinas. “Temos sala de vacinas, receberemos elas e assim que chegarem distribuiremos para os Municípios”, conta. Questionada sobre a quantia a ser recebida, Mariluci diz que ainda não há oficialmente uma informação. “Ainda não sabemos se as doses virão divididas já pelo Estado ou se faremos essa divisão aqui”, diz.

O Comitê Gestor de Combate à Covid-19 da Prefeitura Municipal, em reunião realizada ontem, na Secretaria Municipal de Saúde, tratou das medidas de combate à pandemia em Santa Cruz do Sul. Ficou definido que as regras para funcionamento das atividades serão revistas e um novo decreto será publicado nos próximos dias.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, responsável por presidir o comitê, a revisão das regras seguirá o decreto do Estado, porém, com algumas especificações para atender o Município e manter o equilíbrio entre as questões sanitárias e de ordem econômica. “Vamos focar, principalmente, na questão da prevenção e para isso vamos estabelecer três ações”, disse ela.
Ainda nesta semana, o comitê esteve reunido com representantes dos hospitais, Promotoria Pública, profissionais médicos e Vigilância Sanitária para tratar das questões técnicas que envolvem essas novas medidas.