Início Educação Governador Eduardo Leite explica retomada pela educação infantil

Governador Eduardo Leite explica retomada pela educação infantil

Por: Tiago Mairo Garcia

Governador Eduardo Leite em Santa Cruz, na última quarta-feira. – Foto: Rolf Steinhaus

Durante a entrevista coletiva concedida após a apresentação da reforma tributária em Santa Cruz do Sul, dia 9, o Governador Eduardo Leite foi questionado pelo Riovale Jornal sobre a escolha pela educação infantil para iniciar a retomada das aulas presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na resposta, Leite frisou que a educação é essencial e salientou que devido à retomada de outros segmentos, muitos pais precisam trabalhar e acabam deixando os seus filhos com avós, que são pessoas em grupo de risco, com cuidadores ou deixar os filhos nas casas de outras pessoas com exposição e risco de contaminação. Ele também destacou o risco das escolas da rede privada fecharem por estarem inativas e que geraria uma diminuição no número de vagas para atendimento das crianças. “Tem uma série de questões que fazem com que a educação infantil tenha sido priorizada. Nas outras etapas de ensino, o ensino remoto consegue atender, ainda que não se equipare ao ensino presencial. Na educação infantil, o ensino remoto não existe, sendo uma etapa que se não houvesse o retorno, muitas escolas da rede privada quebrariam porque os pais não estão pagando a mensalidade. Se estas escolas fecharem, a rede pública passaria a ser pressionada no retorno às aulas de 2021 pelas vagas que deixaram de existir na rede privada e a rede pública não tem essa capacidade de atendimento”, frisou Leite.

O governador salientou que tem chamado a atenção dos prefeitos sobre essa retomada, salientando ser importante do ponto de vista social e sanitário das crianças. Ele frisou que a volta às aulas será gradual, sendo iniciada pela educação infantil, seguindo pelo ensino médio até o final do mês e seguindo em outubro com a retomada do ensino fundamental anos finais e ensino fundamental anos iniciais. “Não será um retorno como todas as pessoas pensam, com todos dentro da sala de aula aglomerados. Será com turmas divididas em grupos com reforço na higienização e uso de máscara e demais itens de proteção”, disse Leite.  O governador frisou que a educação é importante para o desenvolvimento da sociedade. “Não podemos nos resignar sem ter as aulas presenciais”, finalizou