Início Geral Higiene das mãos: ação é essencial para a saúde de todos

Higiene das mãos: ação é essencial para a saúde de todos

Foto: Divulgação/HSC
Atividades na instituição de saúde contam com estímulo da mascote Higiênia

O Dia Mundial de Higiene das Mãos transcorreu na última quinta-feira, 5, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A higienização das mãos é uma das ações mais eficazes para reduzir a propagação de microrganismos e prevenir infecções, incluindo a do vírus da covid-19, e esse foi um dos maiores legados que restará da atual pandemia: a necessidade de garantir esta tarefa. Esta atividade é importante para a saúde de todos e principalmente para os serviços de saúde.


“Quando a cultura de qualidade e segurança de um ambiente de saúde valoriza a higiene das mãos e a prevenção e controle de infecções, faz com que tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde sintam-se protegidos e cuidados”, ensina Eliane Carlosso Krummenauer, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Santa Cruz (HSC). “O impacto dessa ação qualifica o cuidado e reduz o impacto econômico para pacientes e sistemas de saúde, diminuindo eventos infecciosos. O tema deste ano para o Dia Mundial da Higiene das Mãos está focado em reconhecer que podemos contribuir para a cultura de segurança e qualidade por meio da higienização de nossas mãos nos momentos certos e da forma correta”, acrescenta.


Neste mês, o HSC realiza uma campanha para lembrar e reforçar os cuidados que os profissionais de saúde precisam observar para prevenir infecções e garantir a segurança própria e dos pacientes. O principal objetivo dessa ação, que conta com o estímulo da mascote Higiênia, do Controle de Infecção, é destacar a importância da higienização das mãos nos cuidados de saúde e alertar as pessoas para apoiar e praticar sempre essa singela tarefa.


“A higiene adequada das mãos engloba adotar práticas diárias e constantes, além de educar e estimular esses profissionais para torná-los conscientes da importância de tal hábito e, assim, aumentar a adesão. Esse cenário está sendo incentivado pelo slogan ‘Mãos Limpas e Sem Adornos = Paciente e Profissionais Seguros’, adesivados em cada frasco de álcool gel disponibilizado para cada colaborador do Hospital”, explica Eliane.


Além disso, ela lembra a importância do papel de cada ator no cenário de saúde. As instituições devem disponibilizar os produtos e elaborar estratégias de educação permanente das suas equipes. “Os profissionais precisam desenvolver a habilidade correta da higienização e os usuários precisam empoderar-se na participação do seu cuidado através do ‘lembrete’ de higiene das mãos aos profissionais sempre que indicado”, sublinha a enfermeira.