Início Geral Prefeitura segue com ações de combate ao Aedes

Prefeitura segue com ações de combate ao Aedes

Foto: Divulgação/RJ
Fumacê passa pelos bairros no combate ao
mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti

Ana Souza
[email protected]

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul continua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Hoje o Loteamento Mãe de Deus, no Bairro Santuário, recebeu a aplicação de fumacê pela primeira vez, a partir das 7h30. A segunda do Bonfim seria realizada ontem, mas foi cancelada devido à chuva e ocorrerá nesta sexta-feira, 13, às 17h30. Em caso de mau tempo, as atividades ficam imediatamente transferidas para o dia seguinte.
A dengue não é uma doença contagiosa, ou seja, sem transmissão de pessoa para pessoa. A contaminação acontece por meio da picada do mosquito, que procria em ampla velocidade nas águas paradas. A fêmea coloca os ovos apenas em condições adequadas, com preferência por lugares quentes e úmidos. Depois, em 48 horas, o embrião se desenvolve.


A Secretaria da Saúde explicou que algumas aplicações de fumacê tiveram que ser reagendadas porque dias de chuva ou de nevoeiro ou de vento intenso impedem o trabalho. Sempre são programados três ciclos de UBV (inseticida de ultra baixo volume). Até o momento não houve necessidade de voltar aos locais que já receberam as três aplicações.


Conforme dados repassados em um novo boletim da Saúde, atualmente há 436 casos de arboviroses, que são doenças causas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Dados terça-feira, 10, referentes à dengue confirmaram 2.222 casos notificados, 569 descartados e 1.217 aguardando resultados de exames. No Hospital Santa Cruz havia um paciente internado, oriundo de outro município. Já o Ana Nery estava sem internados. Não houve registros de zika, chikungunya e febre amarela.


A equipe avalia constantemente a situação epidemiológica e não descarta realizar novos ciclos de fumacê em alguns pontos críticos ou mesmo ampliar a área nos bairros Progresso e Bom Jesus. Inclusive, estão sendo organizados dois mutirões de limpeza e combate ao Aedes aegipty: um para este sábado no Bom Jesus e outro no dia 28 deste mês no Bonfim. Haverá apoio das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura e de Meio ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, da Guarda Municipal e do 7° BIB. Um terceiro já está agendado para o dia 21 no Goiás, com a participação dos moradores do local.


O Departamento Municipal de Vigilância e Ações em Saúde pede para que a população colabore e siga as orientações durante a passagem do fumacê. As pessoas devem permanecer dentro de casa, abrir portas, janelas e box do banheiro, cobrir alimentos e bebedouros, inclusive de animais, retirar roupas do varal mesmo que molhadas, proteger crianças e idosos propensos a asma e alergia, tapar aquários e gaiolas, sair da rua na passagem do carro de inseticida e impedir crianças e animais de seguirem a viatura. Em caso de intoxicação, procurar o serviço médico mais próximo.

Fique atento aos sintomas da dengue e saiba como prevenir

O período de manifestação da dengue é de três a 15 dias, numa média de cinco a seis dias, após a pessoa ser picada pelo mosquito. A doença inicia de modo súbito e pode ser confundido com uma gripe, apresentando febre alta, entre 39° e 40°; dores de cabeça, atrás dos olhos, musculares e nas articulações; cansaço, indisposição, enjoos e vômitos; e perda de apetite e paladar.


A dengue hemorrágica é mais grave e acontece quando a infecção chega ao sangue e causa alterações na coagulação. Esse estágio é mais comum quando há reincidência do contágio, isto é, se a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas após o aparecimento da febre são as dores abdominais fortes e frequentes; palidez e umidade na pele; vômitos persistentes; sangramento por nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; confusão mental e dificuldade respiratória.


Combater o mosquito é a principal maneira de prevenir o avanço da dengue. É essencial eliminar locais em que a água possa ficar acumulada, facilitando a procriação. Jogue pneus velhos fora, não deixe garrafas destampadas em locais abertos e fique de olho nos vasos de plantas. Lave a vasilha do seu bichinho de estimação de maneira regular e garanta que as caixas d’água e as cisternas permaneçam sempre bem fechadas.