Início Variedades Juliana Müller representa Santa Cruz em concurso musical

Juliana Müller representa Santa Cruz em concurso musical

Ganhador gravará vídeo com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria

“Para mim já está sendo maravilhoso cogitar a possibilidade de gravar com essa Orquestra renomada, que é a Sinfônica de Santa Maria”, disse Juliana – Arquivo pessoal

Ricardo Gais
[email protected]

Natural de Vale do Sol, a artista Juliana Müller resolveu tentar algo novo e se inscreveu no Festival On-line Vem Cantar com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que irá escolher vozes para participarem de gravações. Com gostos musicais variados, ela destaca o amor que sente pela música alemã, que tem lhe proporcionado muito aprendizado. Sendo este o estilo musical que ela escolheu para participar do concurso.

O festival on-line de canto é dividido entre as categorias até 16 anos, iniciante, intermediário e avançado. O prêmio do festival, disponibilizado para cada categoria, é a gravação de um vídeo juntamente com os músicos da orquestra. Juliana está concorrendo na condição intermediária e disse que quando ficou sabendo do concurso, quase perdeu a data da inscrição. “Quando vi a postagem sobre as inscrições, já era o último dia e eu senti que precisava tentar, pois é algo grandioso principalmente para mim que tenho um apreço muito grande por música instrumental, orquestra e canto lírico”.

Na correria para se inscrever, Juliana enviou um vídeo gravado por ela, no entanto ele foi recusado. Com as inscrições se encerrando em 31 de julho, ela gravou um novo vídeo cantando a música alemã “Ein Bisschen Frieden”, já que o tema era de livre escolha do candidato. “Optei por essa música porque me identifico com ela e tem um grau de dificuldade razoável, o que acredito ter sido um critério de definição dos semifinalistas. Na próxima fase, caso eu consiga passar, não sei como se dará a escolha da música”, explicou. “Gravei e tive dificuldades para enviar o arquivo, mas consegui. Quando recebi o comunicado de que havia sido selecionada, vi que toda a correria valeu a pena”, comemora.

Morando atualmente em Santa Cruz do Sul, Juliana comenta que quando criança cantava nas apresentações teatrais da igreja e, aos 13 anos, apesar da timidez, ingressou no coral Municipal de Vale do Sol. “Desde então me apaixonei pelo canto coral”, destaca. Juliana também passou a cantar no coral do município de Vera Cruz, mas por não conseguir conciliar os afazeres, ficou apenas com o grupo de canto de Vera Cruz, escolhido pelo diferencial da técnica vocal aplicada na época pela professora Marga Alvarez. “Este grupo eu integro até os dias atuais”.

Apesar do concurso ter vídeos inscritos de todo Estado e País, Juliana é a única representante da região. Para ela a música é como hobby, mas não descarta a possibilidade de se profissionalizar na área. “Fico feliz em estar tendo essa oportunidade de representar a nossa região nesse concurso a nível Brasil”, destaca.

Os vídeos selecionados para a final serão publicados em 4 de setembro e estarão disponíveis para votação nas páginas da Orquestra. O resultado será divulgado em 20 de setembro, com os vencedores de cada categoria e o mais popular, escolhido através de votação nas mídias. Cada ganhador gravará juntamente com os integrantes da Comissão Avaliadora um vídeo com a Orquestra até o dia 20 de dezembro.

Os vídeos estão na fase de semifinal e para votar acesse as contas nas redes sociais da Orquestra Sinfônica de Santa Maria: Facebook Orquestra Sinfônica Santa Maria e Instagram orquestrasm, além das mídias do Diário de Santa Maria. A votação vai até 25 de agosto. Os votos são contabilizados a partir das curtidas em cada um dos três links da candidata.

Instagram da OSSM:
https://www.instagram.com/tv/CD0Ewpdhn0V/?igshid=uu06xdel8ufm
Facebook da OSSM:
https://www.facebook.com/452361648165776/posts/3171101046291809/
YouTube do Diário de Santa Maria:
https://youtu.be/wR-bJ3i3FYs