Início Geral Município recebe primeiro semáforo manual para pedestres

Município recebe primeiro semáforo manual para pedestres

As melhorias realizadas no setor de trânsito da cidade podem ser facilmente identificadas, pois garantir a segurança de pedestres e motoristas também é uma preocupação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.  Sob essa perspectiva foi implantada, no cruzamento das ruas São José com Coronel Oscar Jost, a primeira sinaleira manual para pedestres no município. A instalação foi efetivada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP).
De acordo com o Secretário Antônio Nascimento, o dispositivo é uma novidade, somente usada em grandes cidades. O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito, prevenir acidentes e dar mais segurança aos pedestres na travessia das ruas. “Estrategicamente esta primeira sinaleira foi instalada neste cruzamento, que é considerado de médio fluxo de veículos. Assim teremos uma ideia se a população aprova a melhoria para podermos ampliar a colocação do sistema em outros pontos”, disse ele.
Para que o equipamento funcione, o pedestre precisa apertar o botão verde e depois deve aguardar um sinal luminoso na cor verde, que indicará o momento de atravessar em segurança. Ao total são oito botões (botoeiras), colocados nas 4 esquinas deste trecho.
Conforme Nascimento, o conjunto de semáforos daquele local funciona em três ciclos. O primeiro libera o trânsito da rua São José, o segundo deixa passar veículos que vem pela Oscar Jost e o terceiro prioriza o pedestre. “Caso não haja pedestres para atravessar, o sistema dá seqüencia ao fluxo de veículos, facilitando o escoamento de carros e motos e evitando que ocorram congestionamentos”, explica.
Ele enaltece a facilidade no manuseio do equipamento e alerta para o fato do pedestre ter que aguardar o sinal verde após apertar a botoeira. “O pedestre tem que se conscientizar que a sinaleira não é instantânea e ele precisa esperar o momento de passar “, avisa.

Ataídes de Souza

Primeira sinaleira manual para pedestres foi implantada no cruzamento das ruas São José com Coronel Oscar Jost