Início Rural Plantio atinge 10% na região baixa de Santa Cruz

Plantio atinge 10% na região baixa de Santa Cruz

Produtores estão antecipando o plantio devido à previsão de poucas chuvas no final do ano

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Eliana Siebeneichler e Cristiano Staub estão realizando o plantio antecipado da lavoura de 70 mil pés de tabaco em Cerro Alegre Baixo – Tiago Mairo Garcia

Visando obter uma colheita com maior qualidade e não sofrer com a falta de chuvas no verão, alguns produtores da região baixa do Vale do Rio Pardo seguem antecipando o plantio de tabaco para a safra 2020/2021. O frio intenso e a formação de geada registrados nesta semana causou apreensão em quem fez o transplante das mudas para as lavouras devido ao risco do gelo “matar” as mudas e ocasionar prejuízos com a necessidade de uma nova semeadura.

O produtor Cristiano Staub, de Cerro Alegre Baixo, já iniciou o plantio da sua lavoura de 70 mil pés. Ele conta que todo ano sempre procura antecipar o plantio e que fez o transplante da lavoura no início de julho. Sobre o frio intenso e o risco das geadas prejudicar a formação das plantas, o produtor salientou que está apreensivo com o clima. “Isso preocupa. Nesta semana tivemos geada e se vier novamente pode matar as mudas”, contou o produtor, relatando que em caso de prejuízos, terá que fazer a semeadura da lavoura novamente. Ele destacou que o frio intenso atinge a formação das plantas com reflexos na colheita. “Pode afetar na qualidade das folhas que reflete na hora de colher”, frisou o produtor.

O gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, salientou que muitos produtores de tabaco da região baixa de Santa Cruz do Sul estão antecipando o plantio por haver uma previsão de poucas chuvas no próximo verão. Ele destacou que a antecipação é um risco devido ao período de frio intenso e formação de geada que são frequentes no mês de julho. “Já temos aproximadamente 10% das lavouras plantadas na parte baixa. Alguns produtores estão seguindo as orientações das suas empresas de antecipar o plantio e terem as mudas atingidas por geadas com risco de ter que fazer o replantio”, destacou.

Nas regiões mais altas o plantio terá início entre os meses de agosto e setembro. Ogliari destacou que na próxima semana as temperaturas estarão mais elevadas, sendo um bom período para o plantio. “Quem estiver com as terras preparadas, poderá fazer o transplante, pois o clima estará favorável”, finalizou.