Início Focando no espore - Julio Mello Quem paga a conta?

Quem paga a conta?

Em plena pandemia a economia está sendo afetada em todos os setores e o futebol não é diferente. Todos estão preocupados com os salários e como sobreviver. Na última semana, os departamentos jurídicos dos clubes da Divisão de Acesso participaram de uma videoconferência com o advogado da Federação Gaúcha de Futebol. A reunião, via internet, foi para tratar dos contratos dos jogadores e demais profissionais, já que o campeonato voltará apenas em agosto.

Durante encontro foi criada uma comissão dos advogados dos clubes da Série A2. Uma das grandes preocupações é a questão dos contratos dos jogadores de futebol. E entre as possibilidades levantadas é a de se fazer uma proposta unificada a ser apresentada após o dia 16 de abril ao Sindicato dos Atletas profissionais do Rio Grande do Sul.

Um dos caminhos apontados a ser seguido é a Medida Provisória 936/20, do governo federal, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A iniciativa autoriza os empregadores, temporariamente, a reduzirem salários e jornadas (por até 90 dias) ou suspender contratos de trabalho (até 60 dias), com direito a estabilidade temporária do empregado e recebimento de benefício emergencial pago pelo governo. Ou seja, seriam suspensos os contratos e os profissionais ficariam recebendo auxílio do governo federal, sem custos aos clubes.

Depois do período contemplado pela lei, os contratos seriam retomados em agosto. Contudo, os clubes precisam antes alinhavar os detalhes da proposta. Somente depois será encaminhada ao sindicato dos atletas. Na nossa região nós temos o Avenida, Guarani de Venâncio e o Lajeadense na Divisão de Acesso.

Jogadores poderão receber benefícios do governo federal – Julio Mello

Fórmula não muda em agosto

A informação é da própria Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Segundo documento publicado no site da FGF, não haverá nenhum ajuste devido ao calendário. O Glória chegou a propor uma alteração na fórmula, subindo os campeões de cada grupo da primeira fase, sem a realização dos mata-matas, mas a ideia não foi levada adiante. Na última semana, o presidente da federação, Luciano Hocsman, realizou uma videoconferência com os presidentes dos clubes e acordou essa situação com os dirigentes. Assim, a Divisão de Aceso retornará com a mesma fórmula em agosto.

Clubes da segundona buscam apoio

As dificuldades estão em todas as divisões do futebol Gaúcho. Os dirigentes das 16 equipes que estariam disputando o campeonato desde o último dia 5 de abril, já externaram a necessidade de um apoio financeiro. O Futebol Clube Santa Cruz está na segundona e também está na expectativa deste apoio da Federação Gaúcha de Futebol.

Santa Cruz pretende obter apoio financeiro da Federação Gaúcha – Julio Mello

Nostalgia no futebol

Em tempos de pandemia o jeito é lembrar dos bons tempos do nosso futebol brasileiro. A Sportv tem passado alguns jogos importantes ao longo da sua programação. Na semana passada tive o privilégio de assistir a maior seleção de futebol de todos os tempos, isso na minha opinião, a seleção de Falcão, Cerezo, Zico, Junior, Leandro, Oscar, Sócrates e cia. A seleção de 1982 era de outro mundo. Os conceitos de futebol, que hoje está sendo aplicado, já eram usados pelo elenco brasileiro. Volante na frente da área, definindo em gol ou dando assistências, já ocorria com Falcão, Cerezo e Sócrates. O ala Leandro ainda é apontado como um dos maiores da posição. Era bonito de ver os caras jogando. Lindo mesmo. Futebol de qualidade. Passes, lançamentos e lindos gols. Para este colunista foi um crime este time de 82 não ser campeão.

Mais nostalgia

Esta semana o canal de tv do grupo Globo, o Sportv, vai passar na telinha a seleção de 1970, que tinha o melhor de todos os tempos. A seleção do Rei Pelé, acompanhado de Rivelino, Gerson, Carlos Alberto Silva e cia. Igualmente outra seleção de notáveis da época. Pelé mostrou ao mundo o seu cartão de apresentação. Vale a pena dar uma olhada. Em tempos de quarentena esta programação é uma ótima pedida.

Outro momento lindo do futebol

Não tem muito o que fazer em tempos de reclusão. Para quem gosta de futebol, o jeito é ficar em frente à tv e olhar o que é possível. Na semana passada olhei um dos melhores jogos de futebol já ocorridos em campeonatos brasileiros. Com a presença de um jovem promissor e de um já consagrado craque de bola. Era em 27 de julho de 2011. Neymar do Santos contra Ronaldinho Gaúcho do Flamengo. Os dois demoliram com o jogo. O jovem Ney, fez gols antológicos e o seu time abriu 3×0 para cima do Flamengo. Um jogo primoroso. Ronaldinho e Tiago Neves, reagiram e viraram para 5×4. Com um gol do Gaúcho de falta, onde ele bateu rasteiro por baixo da barreira. Incrível o gol. Só podia ser de um gênio da bola. Certamente foi um dos melhores que eu vi jogar nesta terra. Ronaldinho Gaúcho brincava de jogar.

Falando nele….

Falando em Ronaldinho Gaúcho. O mágico da bola não está mais na prisão lá no Paraguai. Depois de pagar uma fiança, que dizem ter sido paga pelo Barcelona, o Gaúcho está hospedado em um hotel. Onde vai cumprir prisão domiciliar, aguardando o decorrer do processo. Dizem lá que ele vai responder apenas por passaporte falso. Pelo menos por enquanto é isso.