Início Polícia Visitas presenciais serão retomadas no presídio de Santa Cruz

Visitas presenciais serão retomadas no presídio de Santa Cruz

Visitas presenciais ocorrerão nos pátios com protocolos de segurança. Foto: Divulgação/ 8ª DPR

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Conforme a delegada penitenciária, Samanta Longo, titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, foi realizada uma reunião com os diretores das 10 unidades prisionais dos Vales do Rio Pardo e Taquari na última terça, 13, onde ficou estabelecido que cada unidade prisional irá proceder o seu plano de flexibilização com base nas diretrizes estaduais.

Samanta destacou que as unidades prisionais da região estão se organizando e começarão a receber as primeiras visitas presenciais a partir deste fim de semana. “Os dias de visitas presenciais serão mantidos considerando cada peculiaridade. Os presídios maiores poderão ter mais dias de visitas por ter mais presos e os presídios menores terão uma vez por semana. Cada presídio ajustou o plano estadual com a sua necessidade local”, frisou a delegada.

Sobre as regras gerais, a delegada confirmou que somente ocorrerão visitas presenciais onde cada apenado receberá seu familiar uma vez por mês durante uma hora. Ela frisou que em dias de visitas não será permitida a entrada de materiais, sendo escolhido um outro dia para realizar esta finalidade. As visitas presenciais ocorrerão nas áreas de pátio com espaços delimitados. “São locais abertos e arejados para manter o distanciamento e limitação das pessoas”. Os visitantes passarão por triagem com medição de temperatura, uso de álcool gel e receberão máscaras higienizadas para ingressar nas unidades.

A delegada lembra que a pandemia ainda não acabou e pede que as pessoas redobrem os cuidados. “Agora é uma nova fase onde se encerra um ciclo mais restritivo e se inicia um mais flexível e para continuar, devemos continuar cumprindo os protocolos com rigidez e consciência para garantir a saúde de todos”, finalizou.

Cronograma de visitas

Bandeiras preta e vermelha: Autorizadas somente visitas virtuais

Bandeira Laranja: Autorizada visita presencial de uma pessoa por uma hora, uma vez por mês. Visita íntima proibida. 

Bandeira Amarela: Autorizada a visita presencial de uma pessoa por duas horas uma vez por mês. Já a visita íntima será autorizada após a sexta semana da região em bandeira amarela e sem registros de casos. O preso terá direito a visita intima de uma pessoa por uma hora, uma vez por mês.