Início Especiais 115 Anos do Hospital Santa Cruz | Trajetória marcada pelo voluntariado

115 Anos do Hospital Santa Cruz | Trajetória marcada pelo voluntariado

Fotos Divulgação

LUÍSA ZIEMANN
[email protected]

No início do século passado, com a chegada da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, surgiu a necessidade da construção de um hospital que atendesse as exigências – cada vez mais crescentes – da população na área da saúde. Foi a partir daí que, sob a iniciativa do padre Francisco Suzen, a comunidade deu início a realização de uma campanha de arrecadação de donativos, material e mão-de-obra voluntária para que a obra tivesse início. No entanto, a situação financeira da colônia fez com que a iniciativa tivesse de ser interrompida e retomada somente mais tarde, após a chegada das irmãs franciscanas à localidade.

O ano de 1893 marca a chegada das religiosas da Ordem de São Francisco a Santa Cruz do Sul. Após encontros e debates com a comunidade, a madre geral da congregação, irmã Ludmila, propõe o irrecusável: as irmãs cederiam o terreno de sua propriedade, profissionais da área da saúde e manteriam a instituição, enquanto a comunidade ficaria responsável pela edificação do estabelecimento. Nesse momento, a campanha de arrecadação de fundos foi retomada e, mesmo com diversas dificuldades, a construção do prédio teve início em 1905, sendo concluída em novembro de 1907.

O HSC entrou em atividade de fato no dia 22 de maio de 1908, tendo o alemão Heinz Von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico chefe da casa de saúde. Alternando a residência em Santa Cruz com a participação nas duas guerras mundiais, Ortenberg deu ao HSC, desde cedo, o caráter humanista, atendendo gratuitamente as camadas mais humildes da população. Esse perfil de atendimento foi fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados.

Entre as décadas de 1970 e 1990, a instituição passou por reformas, ampliações e inauguração de novos serviços. Informatização de diversos setores, a ampliação da UTI Adulto, a criação da UTI Neopediátrica e do setor de Pneumologia e Cirurgia Torácica são alguns dos acontecimentos que marcaram seus últimos 30 anos. Em 30 de junho de 2003, o Hospital foi adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc). Assim, o HSC iniciou uma nova fase, dando continuidade ao atendimento das demandas em saúde da comunidade do Vale do Rio Pardo. Em 2012, a entidade recebeu a certificação definitiva de Hospital de Ensino, passando a oferecer cinco programas de residências médicas e um programa de residência multiprofissional que contempla oito áreas.

Em 2014, o hospital foi habilitado como centro de referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Com a habilitação, o HSC é credenciado a realizar procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços abrangem a 8ª e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, representando mais de 600 mil habitantes de 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí. Em dezembro de 2016, conquistou a habilitação de unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é considerado unidade de referência em Oftalmologia. Recentemente atingiu também o nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

Com a pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, o HSC passou por uma profunda reestruturação de sua parte física e do seu fluxo de atendimento, tornando-se referência no atendimento para pacientes com coronavírus. Com o avanço da vacinação e a redução no número de casos, os serviços e atendimentos começaram a ser reestabelecidos em 2021 e seguem em pleno funcionamento.