
Uma plateia formada por estudantes, professores, trabalhadores da saúde, educação e assistência social acompanharam na manhã desta terça-feira, dia 5, no auditório da Assemp, a abertura da 11ª Semana Municipal do Bebê. O evento que vai de hoje até sexta-feira, 8, é uma realização do Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Infantil e Fetal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como slogan Cuidando do presente para garantir o futuro.
Para a presidente do Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Infantil e Fetal, enfermeira Maitê Lima, nesta edição os temas que serão abordados dizem respeito ao impacto que o cuidado dispensado a uma criança, especialmente na primeira infância, terá na sua vida futura. “São temas muito especiais. Os cuidados nessa fase terão reflexos na vida dessa pessoa, enquanto indivíduo, mas também na sociedade na qual ela está inserida, e é sobre isso que tratam as oficinas, palestras e momentos que foram pensados para essa semana”, disse.
Maitê lembrou ainda que a Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. “O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros”, observou. Segundo ela, a cada ano o evento integra mais e melhor os setores saúde, educação e demais políticas públicas que atravessam de alguma forma a vida das famílias e dos bebês. “A cada ano é maior o envolvimento com a ideia da Semana do Bebê e a operacionalização para que de fato ocorra a integração idealizada”.
Aleitamento materno, audição e linguagem, importância do pré-natal odontológico, desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida e teste do pezinho estão entre os muitos assuntos que serão abordados no decorrer da semana. As atividades ocorrerão na Assemp, na sala 310 da Secretaria Municipal de Educação, nos Cras Beatriz e Integrar, no Cerest e nos postos Faxinal/Figueira e Rauber.
Alimentação
Intitulada Alimentação da Criança: um olhar além das necessidades nutricionais, a primeira palestra da Semana Municipal do Bebê foi proferida pela nutricionista Fabiana Assmann, que mostrou porque é tão importante uma alimentação correta nos primeiros mil dias, período que vai da gestação até o segundo ano de vida do bebê.
Fabiana falou não apenas sobre escolhas alimentares, mas também sobre atitudes alimentares e trouxe dados epidemiológicos que revelam o aumento dos índices de obesidade entre adultos e crianças. Ela explicou porque o leite materno é o alimento mais saudável, completo, nutritivo e que aumenta a imunidade, falou sobre a introdução de alimentos naturais, como frutas e vegetais, e porque não se deve não oferecer açúcar para a criança antes dela completar dois anos de vida. “Os produtos industrializados, ultraprocessados, são feitos para não se comer com moderação. Expor a criança a isso é injusto”.
Na avaliação da nutricionista, o comportamento familiar com relação à alimentação é decisivo na educação infantil. “Até os cinco anos de idade temos um período importante na formação de hábitos, em que o paladar está exposto a diferentes alimentos. Ter um hábito familiar saudável é muito importante porque a criança se espelha no adulto. Família e escola têm que ajudar, a criança não vai fazer sozinha uma escolha adequada, precisa ser estimulada corretamente”, defendeu.
Programação:
05/11 – Terça-feira
Palestra A importância do Pré-Natal Odontológico
Odontóloga Rita Fabiana Teixeira Gomes
Local: Assemp
Hora: 14 horas
Coffe Break
Hora: 15h15min
Oficina Reiki – Cuidando do Cuidador
Terapeuta Floral Márcia Castilho
Local: SEE Sala 310
Hora: 15h45min
Oficina Desenvolvimento Motor do Bebê nos primeiros meses de vida
Fisioterapeuta Elisa Maria Burin Lange
Local: Assemp
Hora: 15h45min
06/11 – Quarta-feira
Liga do Trauma – Manobras para desafogar
Alunos do Curso de Medicina Tiago Nunes Braz e Luiza Cremonese
Assistente social do Programa Bem-Me-Quer Tatiane de Azevedo
Local: Cras Beatriz
Hora: 9 horas
Oficina Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável
Programa Bem-Me-Quer
Enfermeira Thaís Wartchow Weiss
Nutricionista Ana Paula Nunes Marques
Local: Cras Integrar
Hora: 14 horas
07/11 – Quinta-feira
Oficina Reiki – Cuidando do Cuidador
Maricia Simianer
Local: Faxinal/Figueira, Rauber
Hora: 14 horas
08/11 – Sexta-feira
Educação Continuada: Teste do Pezinho para Técnicos em Enfermagem das Unidades de Saúde
Programa Bem-Me-Quer
Enfermeira Thaís Wartchow Weiss e Técnica de Enfermagem Mircéia Rosecler Schmitt
Local: Cerest
Hora: 8h30min
Educação Continuada: Teste do Pezinho para Técnicos em Enfermagem das Unidades de Saúde
Programa Bem-Me-Quer
Enfermeira Thaís Wartchow Weiss e Técnica em Enfermagem Angela Regina da Silveira
Local: Cerest
Hora: 13h30min














