LUANA CIECELSKI
[email protected]
Na próxima semana, Santa Cruz do Sul será sede de uma atração que promete trazer às crianças, jovens e adultos muito conhecimento, cultura e ciência da forma mais divertida, lúdica e interativa possível. É o Museu Itinerante da PUC, uma versão menor do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Ele permanecerá na cidade nos dias 3, 4 e 5 de novembro, instalado no Parque da Oktoberfest, com entrada gratuita.
O museu vem dentro da carreta do Projeto Museu Itinerante (Promusit), mas depois que chegar na cidade, ela se transformará em um auditório e as peças do museu serão instaladas em uma área de aproximadamente 800 m²dentro do Pavilhão 2. O horário de funcionamento será das 8h às 20h30 e também estão previstas atividades dentro do Pavilhão Central.
Quem for até lá, poderá conferir e participar de desafios que envolvem matemática, física, química, biologia, tecnologia, lógica e também aprender mais sobre o universo através de um planetário inflável.De acordo com o gerente de operações do SESI de Santa Cruz do Sul, Saulo Oliveira, um dos responsáveis pela vinda do museu, o objetivo do espaço é ampliar os conhecimentos. “No contato com as atividades desse museu, as crianças e adultos podem viver na prática aquilo que elas estão aprendendo ou aprenderam através dos livros na escola”, diz.

Aliás, o envolvimento das escolas será em peso nessa atividade. De acordo com Saulo, todas os colégios municipais e estaduais foram convidadas, e vários delas já haviam retornado até a última quinta-feira, 29 de outubro, confirmando a participação. “No total, já temos cerca de 12 mil crianças inscritas para participar através das escolas”, comemorou ele.
Isso não impedirá, no entanto, que as famílias levem os seus filhos para conhecer o espaço. “Nós estamos fazendo tudo com base em uma agenda”, explica Saulo. “Para que o espaço não fique superlotado”.
A vinda do Museu Itinerante da PUC é uma parceria entre o Projeto SESI Com Ciênci@ e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, que cedeu o espaço público para sediar o evento. Todos os anos, alguns municípios são contemplados com a visita do museu. Em 2015, ele já esteve em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves.
Conheça alguns dos experimentos:
– Giroscópio Humano
Simula os movimentos que um astronauta teria no espaço onde existem três graus de liberdade rotacionais.
– O Corpo Humano é Condutor ou Isolante: resistência elétrica
Mostra a resistência elétrica que passa através das mãos da pessoa quando ela toca os dois condutores.
– Painel Solar
O visitante posiciona o painel para captar o máximo de energia solar fazendo com que o rádio permaneça ligado.
– De Cabeça para Baixo e de Trás para a Frente
Este experimento demonstra graficamente o que acontece do lado esquerdo e do lado direito do cérebro.
– Trocando de Cor
Mostra como ocorre a propagação da luz dentro de uma haste de acrílico onde há reflexão total. Através de um artifício, a haste assume diferentes cores.
– Telefone Sem Linha: impulsos elétricos
Este experimento mostra como o telefone funciona mesmo não estando conectado à rede de telefonia.
– Batatas Energéticas: reações químicas
Inserindo os eletrodos de zinco e cobre nas batatas podemos obter uma reação química que gera uma diferença de potencial entre eles fazendo com que o relógio funcione.














