LUANA CIECELSKI
[email protected]
Os personagens de histórias infantis Lino e Laila já são amiguinhos conhecidos das crianças de Santa Cruz do Sul, especialmente daquelas que em algum momento do último ano tiveram que dar uma passada pela pediatria do Hospital Santa Cruz (HSC). Criados pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany, eles nasceram para ser o tema decorativo da pediatria e de instrumento medicinal para os pequenos em outubro de 2016. De lá para cá, eles decoraram quartos e corredores, ajudaram no tratamento de muitas crianças, e serviram de base para o lançamento de três livrinhos e no próximo sábado, dia 9 de setembro, mais um volume estará sendo lançado: “Lino e Laila em: qual animal você seria?”
De acordo com a autora, no enredo desse volume, Lino se inscreve em um concurso de redação no céu e precisa apontar qual animal ele seria e porquê. Num primeiro momento, ele pensa que poderia ser um macaco, porém esse animal é apresentado por outro anjinho primeiro. Lino inicia então a busca por um animal que o represente.
Para isso, ele conta com a ajuda da amiga Laila. Ela explica a Lino que, se ela fosse um animal, ela seria um polvo, porque quando nasceu, ela precisou ficar internada durante algum tempo, e nesse período ela tinha por companhia um polvinho de crochê que depois ela levou para casa – fazendo alusão ao projeto dos polvinhos de crochê da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da pediatria do HSC. É então que Lino descobre que se ele fosse um animal, ele seria um canguru, porque são animais agitados como ele, mas acolhedores. Assim, Lino faz referência ao projeto Mamãe Canguru da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) que o HSC também mantém.
O livro possui ainda um espaço interativo onde as crianças podem escrever e desenhar qual animal elas seriam e participar da narrativa de forma mais intensa. No fim da história Lino fica com a terceira colocação no concurso. “A gente pretendo mostrar que nem sempre ganhar é o mais importante, e sim participar”, aponta Giana.
A venda dos volumes é de extrema importância porque, como aponta Giana, todo o valor é revertido em melhorias para a própria pediatria. “Os valores dos três primeiros volumes foram utilizados para a ambientação da parte de internação da pediatria”, explica. Nessa ambiência estão incluídas a decoração de corredores e quartos, instalação de placas e painéis temáticos, pinturas de paredes, além da troca de uniformes dos funcionários da pediatria, que agora também possuem a imagem do Lino.
O valor desse quarto volume, porém, terá um destino diferente: “Ele será utilizado exclusivamente na ambientação da UTI e da UCI da pediatria”, conta Giana. “Por isso ele traz os polvinhos e os cangurus, que estão relacionados aos projetos realizados nesses setores”. Além disso, a compra de volumes também permite que cada criança internada na pediatria leve um exemplar para casa.
O lançamento do livro acontecerá na Praça Getúlio Vargas, a partir das 15 horas, porém, antes disso o volume já pode ser adquirido. Tanto o novo quanto os volumes anteriores são encontrados na Livraria Iluminura, na Livraria Campus, na Cometa, na Clip Graffite, na Maxi Paper, na loja de brinquedos infantis Garatuja e na loja Toys’Toy. Com o apoio da Lupagraf, os livrinhos são comercializados no valor R$ 10,00 e todo o valor arrecadado vai para uma conta específica da pediatria do HSC. Além dos livros, as livrarias e lojas também estão comercializando um kit de dedoches que podem ser utilizados na contação das histórias.
PÁGINA DO LINO
Junto com o quarto volume também está sendo lançada nesse sábado, a página do Lino na web. O espaço traz notícias, informações sobre os personagens das histórias, jogos online, personagens para imprimir e colorir, além de um ambiente interativo onde as crianças podem escrever outro final para o volume “Lino e Laila em: qual animal você seria?” e até mesmo criar novos personagens. A página já está disponível. Basta acessar o endereço paginadolino.com.br.

OUTROS LANÇAMENTOS DA FEIRA
Sábado – 09/09
14h – Contraforte – Rudinei Kopp
14h30 – A felicidade de estar vivo – Romar Beling
15h – Lino e Laila em: Qual animal você seria? – Giana Diesel Sebastiany
15h30 – Diário de um carteiro – Antônio Fernandes de Carvalho
Domingo – 10/09
14h – Operação Banda Oriental – Demétrio de Azeredo Soster
14h30 – Arquitetura de Afetos – Mauro Klafke
15h – A selva de pedra – Mateus Zilch Scheuermann














