Ana Souza
[email protected]
Na noite de segunda-feira, 16, às 19h, no Ginásio de Esportes do Luisão, foi realizada a cerimônia de abertura da 34ª Semana Champagnat do Colégio Marista São Luís, com a participação dos alunos, familiares, educadores e jurados, entre as presenças o Superintendente da Rede de Colégios e Unidades Sociais, Rogério Anele. O ponto alto da noite, que trouxe como tema “Jogue no Time da Vida”, foi a vibração das torcidas das três equipes Champagnat, São Luís e Santa Cruz.
Durante o evento foram entoados os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, acompanhados pela Banda do 7º BIB. Também se apresentaram os professores de música, Astor Rocha e Edinho Nascimento. A noite também contou com homenagem para a professora Adriane Konzen que foi lembrada pela dedicação como coordenadora da Semana Champagnat em diversas edições.
Após o pronunciamento do diretor do educandário, Nei César Morsch, a aluna Natália Luiza Eich fez o juramento do atleta. Em seguida, ocorreu show de patinação, com as patinadoras do Colégio Marista São Luís, coordenadas pela professora Fabiane Knak. Com bolas e adereços elas foram muito aplaudidas, apresentando no final cartazes que formavam a frase ‘Acredite na vida’.
A empolgação de todos foi grande quando as equipes entraram em quadra. Trazendo a cor vermelha a equipe Champagnat apresentou seu hino e o mascote, o personagem Woody do desenho animado ToyStory. A equipe São Luís com a cor verde apresentou o Senninha, personagem que identifica o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. Com a cor azul, a equipe Santa Cruz trouxe como mascote o Gênio da Lâmpada.
A Semana Champagnat é um momento de integração de intenso movimento e criatividade que envolve a comunidade educativa marista. O tema “Jogue no Time da Vida”, foi inspirado na campanha da fraternidade e na Copa do Mundo, enfatiza a luta contra qualquer forma de escravidão e prima pelas escolhas de vida ética, humana, justa e afastadas da ganância e da ânsia de poder.
Entre as atividades, diversos jogos e uma vasta programação que teve início já no dia 22 de maio com a divisão das equipes e a tradicional tarefa de arrecadação de jornais. Ao longo da semana foram realizados jogos, gincana pedagógica e cultural para os alunos, além de atividades específicas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com jogos, gincana esportiva e cultural. Na noite de amanhã, dia 20, acontece o show cultural e no sábado, a partir das 10h, tarefa dos ex-alunos e encerramento.
INTEGRAÇÃO
Segundo o Coordenador da Semana Champagnat, professor Fabio LuisSchaefer, Nique, os preparativos para a realização do evento foram intensos. “Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para a noite de abertura e a programação ao longo da semana. Além do lado motor também buscamos desenvolver o lado intelectual de cada estudante. Do 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio teremos a Gincana Pedagógica e para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental, a Gincana Esportiva e Cultural.”
O Diretor do educandário, Nei César Morsch, destacou a expectativa para mais uma edição da Semana Champagnat. “Estamos iniciando a programação tendo como expectativa que seja cada vez melhor. O trabalho foi feito e houve uma grande participação dos alunos nos preparativos.”
LEMBRANÇAS
O Ginásio Luisão esteve completamente lotado na noite de abertura do evento e entre as inúmeras presenças, o idealizador da Semana Champagnat, o ex-professor do Colégio Marista São Luís, Antônio Gonçalves. “Acompanhar a Semana Champagnat representa um grande orgulho e, principalmente, por saber que todos se desempenharam para que ela seguisse adiante. Espero que siga sempre em frente com o apoio do Colégio Marista São Luís. A cada ano se torna mais importante, trazendo para os alunos a prática do esporte sadio, integrando os professores e pais.”
Rolf Steinhaus

Atividades envolvem três equipes que participam de momentos de integração e criatividade
Fotos: Ana Souza

Programação da Semana Champagnat iniciou na noite de segunda, 16, e segue até a manhã de sábado, dia 21

Valorizar a vida também foi destaque no show de patinação














