Início Geral 35ª Oktoberfest

35ª Oktoberfest

Rosibel Fagundes
[email protected]

 

  Encerramento ocorreu no último domingo, 20, no Pavilhão Central

A 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul mal encerrou e já é tempo de planejar a próxima. O tema da edição de 2020 será Família, Comunidade e Educação. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de encerramento da Festa que ocorreu na noite do último domingo, 20, no Pavilhão Central. De acordo com o presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) de Santa Cruz do Sul, Léo Schwingel, os preparativos já tiveram início. “A 36ª Oktoberfest já iniciou há dois meses. Já temos o projeto de Lei de Incentivo a Cultura aprovado, e agora estamos contratando empresas patrocinadoras para que nos auxiliem na viabilização das atrações culturais”, garantiu.
Na ocasião, Léo agradeceu a comissão executiva e aos patrocinadores. “É muito fácil fazer a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Nós contamos com uma coordenação executiva que faz com seriedade, comprometimento, que cumpre tudo aquilo que elas mesmas estabelecem. O profissionalismo de cada um é o que garante todos os anos um evento tão maravilhoso. O segredo da Oktoberfest é também o voluntariado. É quem trabalha pela e para a comunidade, sem pensar em obter retorno”, concluiu.
O presidente da 35ª edição, Ênio Ernesto Wermuth também aproveitou o momento para agradecer. “Estou muito feliz. Quero agradecer a todos os patrocinadores, comissão executiva, as soberanas, família Fritz e Frida, ao público que compareceu e a todas aquelas pessoas que auxiliaram na realização desta festa. Eu hoje, me sinto com o dever cumprido”, declarou.  Segundo ele, o evento foi muito positivo. “O público compareceu. E a festa foi positiva para todos, para os expositores, para os hotéis, bares e restaurantes da cidade”, concluiu. 
Em doze dias de atrações ligadas à cultura alemã, gastronomia e apresentações de artistas locais e nacionais, a 35ª Oktoberfest recebeu um público de 126 mil visitantes aproximadamente. Os números preliminares foram contabilizados até a tarde do último domingo. No entanto, os dados oficiais de público e de consumo de bebidas e alimentos serão divulgados no decorrer da próxima semana. Já a prestação de contas financeiras do evento ocorre na primeira quinzena de janeiro de 2020. O maior público da semana foi registrado na terça-feira, dia 15, dedicada à Maturidade Ativa, onde 20 mil pessoas estiveram no Parque. Na ocasião, maiores de 55 anos tiveram acesso gratuito. 
O maior público diário foi registrado na sexta-feira, 18, além das 14 mil pessoas que prestigiaram o último Show Nacional da Festa, de Marília Mendonça e Dilsinho na Arena de Shows. O Parque ainda contabilizou 16 mil pessoas prestigiando as outras atrações.

Desfile contou com 4 mil figurantes

O Domingo foi de desfile

O último desfile temático da 35ª Oktoberfest ocorreu na manhã de domingo, 20, na Rua Marechal Floriano. Com uma temperatura mais amena do que a registrada no domingo anterior, cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a atração. O desfile contou com 4 mil figurantes, 17 bandinhas típicas alemãs e 10 carros alegóricos, que nortearam o tema História, Cultura e Tradição. 
Neste ano, o desfile contou com a animação de uma banda fixa, com sonorização em toda a extensão do trajeto. A parada também teve a presença de grupos de danças e de terceira idade, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), funcionários das empresas patrocinadoras, e grupos de diversas entidades, associações comunitárias e empresas. A Coordenação de Desfiles foi liderada por João Waldemar Goerck. Já a criação e confecção dos carros alegóricos foi realizada pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe.

Para Ereni Knak, 57 anos, que desfilou pelo quarto ano consecutivo na alegoria da empresa Excelsior Alimentos, participar da atração representa muito mais que uma festa, é um momento de integração. “Desfilamos toda a vez, os meus três filhos também participam. É uma alegria só, é a melhor festa do estado e posso dizer que do país. É muita diversão, é energia pura. Na próxima quero estar presente novamente.”

Atrações Nacionais e Internacionais 

Além das apresentações nacionais que iniciaram com Zé Neto e Cristiano, na quinta-feira, 10, e seguiram com Vitor Kley, Jerry Smith e Vintage Culture, na sexta-feira, 11; e Hungria, Fernando & Sorocaba e Felipe Araújo, no sábado, 12. O maior show desta edição ficou por conta dos cantores Marília Mendonça e Dilsinho, na sexta-feira, dia 18, com ingressos esgotados. A Oktoberfest deste ano contou com uma novidade na programação. O cantor alemão Andy Schäfer, se apresentou na sexta-feira, 18, na Bierhaus, junto ao Café Colonial, e no sábado, 19, no Pavilhão Central. Schäfer veio da cidade de Mannheim, na Alemanha apresentou seu estilo pop. Em seu repertório esteviveram as músicas Wie im Traum, Himmel und Hölle e Tanze heut Nacht. 
 

Show de Marília Mendonça e Dilsinho lotou a Arena

Achados e Perdidos!
Grasiel Grasel
[email protected]

A organização da 35ª Oktoberfest divulgou nas redes sociais que diversos itens foram encontrados no Parque. De acordo com a publicação na página do evento no Facebook, são chaves, carteiras, Carteiras de Trabalho, Carteiras de Identidade, Carteiras de Motorista, Cartões e outros itens que estão disponíveis para retirada por seus respectivos donos. Caso os objetos não sejam solicitados até a próxima sexta-feira, dia 25, através do telefone 37156844, eles serão encaminhados aos órgãos competentes.