Início Sem categoria Um novo acervo literário

Um novo acervo literário

A Biblioteca Municipal inicialmente abrirá de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas

Sara Rohde
[email protected]

O mais novo acervo literário do município foi inaugurado na última sexta-feira, 29. A Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski que reabriu suas portas, após ser mantida por mais de 20 anos junto à Secretaria Municipal de Educação (SEE), conta com 13,8 mil livros disponíveis e está localizada na esquina das ruas Marechal Floriano e Tiradentes, no antigo presídio municipal, onde também foi inaugurada recentemente a praça José Paulo Rauber Filho.
As portas abriram oficialmente para a comunidade nessa segunda-feira, 2. Além dos mais variados livros, o espaço tem sala de pesquisa informatizada, sala de estudos, sala de catalogação, sala de recepção, sala de exposição de artes e o gabinete da Secretaria de Cultura com a assessoria de projetos e do núcleo administrativo. 
O prédio histórico não perdeu sua originalidade sendo mantida a cultura nele existente. A reforma com pintura interna e externa, substituição de aberturas e recuperação do telhado, durou aproximadamente dois meses. O investimento foi de cerca de R$ 150 mil. 
Para o prefeito Telmo Kirst a escolha do prédio teve uma finalidade. “Quando decidi criar a Secretaria de Cultura, me fixei em um prédio histórico para que pudéssemos dar a importância que ele tem aos olhos da comunidade de Santa Cruz. E essa antiga cadeia nós queremos que se transforme na cadeia da cultura, que ela aprisione e melhore os nossos conhecimentos”.
O secretário da Cultura, Edemilson Severo, destacou novamente a característica de um acervo literário ser instalado onde antigamente havia uma cadeia. “É o único espaço do país onde uma antiga cadeia vira uma biblioteca, quiçá o único espaço do mundo”.
Um momento especial, disse a Secretária de Educação Jaqueline Marques. “Este espaço central, no coração da cidade, em frente ao Monumento ao Imigrante, traz as raízes de nossa cidade e a biblioteca é isso, é cultura. Então realmente é um momento muito importante para o município, pois educação e cultura caminham aliadas”. 
A inauguração foi realizada durante evento Esquina da Cultura que reuniu diversos artistas locais em três dias de atividades. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).