Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Uma polícia ostensiva cada vez mais próxima da comunidade e com recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados para combater a criminalidade. É desta forma que o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP) da Brigada Militar está trabalhando para seguir efetuando um trabalho de segurança cada vez mais eficaz na região.
Em coletiva de imprensa realizada no final da manhã dessa sexta, 27, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Cruz do Sul, o comandante do Comando Regional, Coronel Valmir José dos Reis, apresentou os índices de criminalidade com comparativo dos últimos quatro anos (2016/2019). Também foi apresentada para a imprensa a nova unidade móvel da Brigada Militar que servirá como base de comando de controle com câmeras de monitoramento que já estão em funcionamento no centro de Santa Cruz do Sul.
Reis explicou que a unidade móvel, avaliada em R$ 1,4 milhão, possui todo o aparato tecnológico para auxiliar nas ações efetivas de policiamento ostensivo. O comandante destacou que em breve as câmeras de monitoramento existentes serão substituídas por outras com capacidade de realizar leitura de placas de veículos e reconhecimento facial de suspeitos. A base de comando de controle também servirá para a realização de registros de ocorrência de forma online, serviço que auxilia a população e otimiza o trabalho do efetivo na elucidação dos casos de forma rápida e eficaz. “A Base de Comando de Controle móvel comunitária foi conquistada através da Secretária de Segurança do Governo do Estado e um esforço do Comando Regional. Estamos sempre buscando um aperfeiçoamento em tecnologia, sendo mais um investimento importante para Santa Cruz do Sul e região”, frisou o comandante.
QUEDA NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE
Sobre os índices de criminalidade, o comandante destacou a queda significativa dos índices de criminalidade, fazendo um comparativo entre 2016 e 2019 na região. Entre os principais indicadores, Reis citou o furto de veículos, que de 994 casos em 2016 caiu para 676 em 2019. O crime ainda gera preocupação para a Brigada Militar devido ao aumento de quadrilhas especializadas na prática deste delito. “Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária têm a maior incidência de casos. O índice tem diminuído na região, mas esse crime ainda nos preocupa devido ao crescimento das quadrilhas especializadas. Como a legislação é muito leve, sempre são as mesmas pessoas que voltam a cometer o delito”, salientou.
Com relação aos crimes de abigeato no interior, o comandante regional informou que o delito também sofreu uma queda, sendo 668 casos registrados em 2016 e 363 casos em 2019, havendo uma redução de quase 50%. “Essa diminuição se deve ao trabalho de 20 pick-ups com dois policiais que circulam frequentemente no interior auxiliando no monitoramento. As patrulhas comunitárias do interior têm feito trabalho qualificado para proteger 36,19% da população do Vale do Rio Pardo que reside no interior. Para 2020 deveremos implantar mais cinco unidades para fortalecer ainda mais o patrulhamento”, confirmou o coronel.
O comandante também destacou as ações efetivas da Brigada Militar contra a criminalidade nos três ataques a banco registrados na região que ocorreram em Vale Verde, Monte Alverne e Ibarama que resultaram em prisões da maioria dos envolvidos. Como ponto negativo do ano, o comandante lembrou a perda da soldado Marciele, que integrava a corporação da região durante ação policial que ocorreu no município de Sério, em confronto que também resultou na morte de três criminosos.
Ao finalizar, o comandante destacou que uma das metas de 2020 é inserir de forma mensal as reuniões com a sociedade e grupos de apoio da Brigada Militar para debater sobre segurança pública, investir no projeto vigilância colaborativa onde a comunidade pode disponibilizar imagens de videomonitoramento particular para serem acompanhadas pela Brigada Militar e a continuação dos projetos sociais trabalhando com as crianças a prevenção contra a criminalidade.
Os índices de criminalidade
Delito 2016 2017 2018 2019
Homicídio 114 94 80 80
Roubo a pedestre 575 559 423 501
Roubo de veículo 127 106 91 90
Roubo 309 297 251 201
Roubo a transporte público 37 40 35 20
Furto de Veículo 994 874 646 673
Furto Abigeato 668 525 428 363
Resultado geral dos indicadores de criminalidade do Vale do Rio Pardo de 2016 a 2019 (até 26/12/2019)
Fonte: Sistema Avante














