Início Saúde Ana Nery é habilitado para a troca de próteses de silicone rompidas

Ana Nery é habilitado para a troca de próteses de silicone rompidas

O Ministério da Saúde divulgou ontem, 23, uma lista de 371 hospitais públicos que estão autorizados a fazerem a retirada de próteses mamárias de silicone rompidas das marcas, francesa Poly Implant Prothese (PIP) e holandesa Rofil. No Rio Grande do Sul, 25 estabelecimentos estão habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fazerem o procedimento, entre eles o Hospital Ana Nery, único da região na lista. Os atendimentos envolvem casos de cirurgias de alta ou média complexidade.
Também foi anunciado, na semana passada, o passo a passo para o atendimento às mulheres que tenham colocada a prótese referente às duas marcas. Segundo consta a informação, uma das orientações é para que as pacientes que tenham feito tal procedimento, busquem imediatamente a clínica particular ou o hospital público onde tenha feito o implante para que possa ser feita uma avaliação da prótese sob orientação médica.

PROCEDIMENTO

Durante o atendimento o médico deverá fazer uso do ultrassom para confirmar se houve vazamento ou não do silicone, assim também uma ressonância magnética. Mesmo as pacientes que não tenham problemas nos implantes ou que não apresentem sintomas devem ser examinadas.
Os casos de pacientes com ruptura comprovada ou antecedente de câncer de mama terão prioridade para a troca ou retirada do implante. Os demais, somente com indicação médica e a cada três meses será feita uma reavaliação.
Foi determinado pelo Governo que a rede pública e os planos de saúde paguem pela retirada ou troca das próteses, independente se o motivo for estético ou não. Cerca de 20 mil brasileiras, conforme o levantamento realizado, têm implantes das referidas marcas.

DIVULGAÇÃO/RJ

Próteses mamárias de silicone das marcas Poly Implant Prothese (PIP) e Rofil que estiverem rompidas podem ser trocadas através do SUS

Os estabelecimentos habilitados no RS

– Porto Alegre: Hospital de Clínicas, Hospital Cristo Redentor, Hospital Femina, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Presidente Vargas, Hospital São Lucas e Santa Casa de Misericórdia
– Bagé: Santa Casa de Caridade
– Cachoeira do Sul: Hospital de Caridade
– Canoas: Hospital Nossa Senhora das Graças
– Caxias do Sul: Hospital Geral de Caxias do Sul
– Cruz Alta: Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e Hospital Nossa Senhora de Fátima
– Ijuí: Hospital de Caridade
– Lajeado: Hospital Bruno Born
– Passo Fundo: Hospital de Caridade, Hospital Municipal e Hospital São Vicente de Paulo
– Pelotas: Hospital Universitário São Francisco, Hospital Universitário Ufpel, Santa Casa de Misericórdia e Sociedade Portuguesa de Beneficência
– Santa Cruz do Sul: Hospital Ana Nery
– Santa Maria: Hospital Universitário
– São Leopoldo: Hospital Centenário

Hotsite da Anvisa traz orientações sobre próteses mamárias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um hotsite que concentra informações sobre implantes mamários com próteses de silicone.
Estão disponíveis informações técnicas e alertas sobre o uso das próteses e orientações para pacientes e médicos de procedimentos para diagnóstico e para os casos de reação adversa e eventual necessidade de remoção.
O hotsite ainda permite que as pacientes e os médicos encaminhem notificações sobre a prótese implantada e o relato de qualquer ocorrência. Há ainda link para a consulta pública, no ar até 17 de fevereiro, sobre a resolução que a Anvisa adotará tornando obrigatória a realização de testes para todas as remessas de implantes mamários que chegarem ao país.
A Anvisa cancelou o registro das próteses mamárias das marcas PIP (fabricada na França) e Rofil (fabricada na Holanda) devido a adulterações do produto e o risco à saúde. A agência mantém também uma central de atendimento pelo telefone 0800-6429782.
Com informações da Agência Brasil