Início Geral Após 4 décadas, sabor abacate volta ao mercado

Após 4 décadas, sabor abacate volta ao mercado

Everson Boeck
[email protected]

Depois de aproximadamente quatro décadas fora do mercado, a Indústria de Bebidas Celina relançou na semana passada o refrigerante Abacate Celina. O evento que reapresentou a bebida – famosa até a década de 1970 – à comunidade aconteceu na noite de 6 de agosto, na Associação Cultural e Esportiva Alliance One (ACEA), em Vera Cruz. Na oportunidade, um coquetel foi oferecido pelos empresários Ênio e Celso Rehbein para cerca de 200 convidados entre clientes, autoridades e fornecedores.
Celso Rehbein explica que os registros da empresa apontam que a bebida foi comercializada entre 1954 e os anos 70, mas é provável que sua produção e comercialização tenha começado bem antes. “Não temos certeza quando começou a ser produzido, mas sabemos que por muito tempo o refrigerante foi o carro-chefe de vendas da antiga Celina. Atualmente, ele está sendo distribuído nos mercados locais e do Estado, especialmente na grande Porto Alegre. Vínhamos fazendo testes e preparando-o para apresentá-lo à comunidade”, conta Rehbein.

A tradição segue

O empresário destaca que a ideia é garantir os aspectos tradicionais da bebida. “O refrigerante conserva sua fórmula original. É uma garrafa pet de 350 mililitros com o rótulo estilizado de 1954 podendo ser vendido em garrafas individuais ou em embalagens com seis unidades. Estas, porém, estão em uma embalagem lembrando uma caixa de madeira, como era vendida naquela época”, ressalta. Sem mencionar muitos detalhes da receita, Celso garante que o sabor é inexplicável. “A bebida é feita através do extrato da folha do abacate”, resume.
Celso conta que há anos a empresa vinha tentando recuperar a fórmula original da bebida. “Fizemos diversos testes, mas não acertávamos. Tínhamos a fórmula, mas os componentes químicos e os extratos já não são os mesmos. No ano passado encontramos um manuscrito com a receita original e só assim, e depois de oito meses de preparação e experimentos, chegamos à composição do antigo refrigerante”, observa. A exclusividade era uma solicitação da comunidade e dos clientes que, agora, retorna com tradicional sabor doce e leve de abacate. “Para chegarmos a este resultado, criamos grupos de degustadores, alguns experimentando pela primeira vez e outros já conheciam de antigamente. Pelas pesquisas que fizemos, não existe nada semelhante em nenhum outro lugar do mundo”, conta.

História da Celina

A história da Indústria de Bebidas Celina, atualmente sediada em Vera Cruz, inicia em 1894 com os primeiros passos para a criação de uma empresa de refrigerantes (popularmente chamado de “gasosa”). Numa época em que havia dificuldades para se encontrar matéria-prima, a produção era artesanal e a distribuição do produto era feita de forma precária e transportada principalmente por carroças, por isso a entrega era restrita a vilas próximas. Esse conjunto de dificuldades davam sustento e força para que a empresa levasse ao cliente produtos com diferenciado paladar do que existia na época.
Em 1894, Carlos Gruendling estava estabelecido com uma fábrica de cerveja (Cerveja Universal), na então Vila Tereza (na época, Vila pertencente a Santa Cruz do Sul, hoje emancipada com o nome de Vera Cruz), mantendo anexo uma pequena fábrica de bebidas sem álcool (Refresco Gruendling). Durante o ano ainda, este estabelecimento foi adquirido por Otto e Roberto Gruendling, os quais constituíram uma sociedade, que foi rompida tempos mais tarde. Com o falecimento de Otto, a empresa passou a denominar-se Viúva Otto F. Gruendling e, quando da maioridade de seu filho, Fábrica de Bebidas sem álcool Edmundo R. Gruendling. Em 1º de Julho de 1922, a empresa passa a denominar-se Indústria de Bebidas Celina Ltda. Os produtos Celina, por sua grande qualidade, eram encontrados em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Foram feitas exportações para Uruguai, Argentina e China.

Produtos

Com um portfólio com mais de 60 itens, a Indústria de Bebidas Celina produz refrigerantes, bebidas alcoólicas, energéticos, sucos, coquetéis, entre outros. Entre seus produtos mais conhecidos, destacam-se o Refrigerante de Abacate Celina, muito apreciado pelo seu sabor diferenciado e o Refrigerante de Guaraná Celina, pela grande aceitação e consumo. Foi o primeiro engarrafador do Refrigerante de Pomelo no Brasil. Destaca-se ainda, o legítimo Bitter Boonecamp, produto a base de ervas aromáticas, entre muitos outros.

Divulgação/Celina

Quite com seis unidades em uma embalagem de
papel lembrando madeira envelhecida faz referência
à época entre os anos 50 e 70