LUANA CIECELSKI
[email protected]
Tendo por objetivo mostrar à comunidade o trabalho que vem sendo feito pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) em Santa Cruz do Sul, técnicos do órgão organizaram e realizaram na manhã da última quarta-feira, 16 de agosto, uma visita guiada às principais obras e investimentos relacionados ao saneamento na cidade. Participaram da atividade a imprensa, representantes do poder executivo e os vereadores Paulo Lersch (PT) – presidente da Câmara -, Francisco Carlos Smidt (PTB), Gerson Luís Trevisan (PSDB), Edmar Hermany (PP), Solange Finger (SD), Mathias Bertram (PTB).
A visita serviu como oportunidade de mostrar que o contrato de 40 anos assinado com a Prefeitura em 2014 está sendo cumprido, e que, apesar da falta de água frequentemente relatada pelos moradores dos mais diversos bairros, a Corsan está trabalhando para melhorar seu sistema de abastecimento e coleta de esgoto. Foram mostradas sete principais obras que estão em andamento na cidade. Em cada uma delas, técnicos do órgão deram explicações.
1º parada: cruzamento entre Rua Tenente Coronel Brito e Galvão Costa, onde, na manhã de quarta-feira, uma equipe trabalhava na substituição de redes de abastecimento. De acordo com os técnicos da Corsan, o trabalho faz parte de um conjunto de obras em parceria com a prefeitura e que visa tirar de uso redes mais antigas e precárias. No local, uma nova rede que futuramente será utilizada pelos Bombeiros também estava sendo instalada.

2ª parada: na Rua Fernando Abbot, na quadra entre ruas Marechal Deodoro e Thomaz Flores. No local também estão sendo instaladas novas redes de água, com encanamentos em PVC que funcionarão no lugar dos encanamentos de ferro fundido já com décadas de uso e diversos problemas de vazamentos. A substituição está sendo feita pela calçada. Técnicos destacaram que pisos e lajotas que forem danificados são substituídos e citaram o exemplo da calçado do hotel localizado nessa quadra: não foi encontrado um piso igual pois ele é antigo e não é mais fabricado, então todo o piso será colocado novo, com dinheiro próprio da Corsan. A obra corresponde a um lote de 20 quilômetros de redes substituídas.
3ª parada: na rua Senador Pinheiro Machado, próximo ao cruzamento com a Rua São José, onde uma rede de esgoto está sendo instalada na parte central da via. No local, ocorre a instalçao de tubulação para coleta de esgoto. O trabalho é feito em duas etapas. Num primeiro momento, é instalada a rede, e passado algum tempo, será feita a instalação de ramais para as residências. Esses ramais são instalados até as calçadas. Em seguida os moradores serão acionados para fazer as ligações de ruas residências com os ramais. Os técnicos destacaram que todos os moradores são previamente comunicados e que será feito com eles um trabalho de conscientização da necessidade de implantação das redes de esgoto.
4ª parada: na rua Castro Alves, onde outra rede de esgoto está sendo instalada, dessa vez em uma profundidade maior – cerca de 2 metros – e com a utilização de escoramentos de madeira para contenção do solo.

5ª parada: na Estação de Tratamento de Água do Bairro Pedreira, onde duas obras estão em andamento. A primeira delas é a implantação de três novos módulos de estação de tratamento de água. Eles serão de estrutura metálica compacta e aumentarão em 20% a capacidade de produção de água potável da Corsan no município. A segunda delas é a instalação de um novo filtro de tratamento, que também tornará mais eficiente o tratamento de água.
6ª parada: na obra de instalação de uma nova adutora de água na Rua Vasco da Gama, bairro Bom Jesus. A estrutura com capacidade para 800 milímetros de água, deve aumentar a capacidade de abastecimento da cidade já que ela é que levará a água do Rio Pardinho e do Lago Dourado até as estações de tratamento. Ela deverá atender a cidade por pelo menos, 40 anos.
7ª parada: no Centro de Controle Operacional (CCO) da Corsan. No local, são monitorados através de duas grandes telas, os pontos de pressão da cidade, os níveis dos reservatórios, bem como a temperatura dos motores em funcionamento dentro do sistema de abastecimento. O espaço foi reformado recentemente e receberá novos investimentos tecnológicos em breve, como mais quatro telas grande e computadores para fazer o monitoramento, equipamentos de monitoramento subterrâneo, monitoramentos da qualidade de água que chega e que saí das estruturas da Corsan, além de um sistema moderno de georeferênciamento que dirá aos técnicos onde estão cada uma das redes da cidade, os tipos de redes e a profundidade delas. Na oportunidade os técnicos da Corsan também afirmaram o sistema de um CCO a nível estadual está sendo implantado e que ele terá todos os sistemas de CCOs do Estado ligados a ele. Com isso, o monitoramento passará a ser 24 horas por dia – hoje, o monitoramento segue apenas até as 22 horas em Santa Cruz do Sul.

Durante a visita, os principais pontos questionados pelos vereadores estiveram relacionados à implantação de redes de esgoto. Na rua Senador Pinheiro Machado, por exemplo, os vereadores questionaram a necessidade de abertura da via em duas ocasiões diferentes. Os técnicos explicaram que fazem dessa forma para que a via não fique impossibilitada de ser usada por um tempo muito longo, dificultando o acesso dos moradores. Na oportunidade os técnicos também esclareceram que, de uma forma geral as tarifas de esgoto são maiores que as de água nas contas, porque a instalação de uma rede coletora é mais complexa e cara, e porque o esgoto possui um tratamento mais caro.
Ao fim da visita, o vereador Carlão (PTB) apontou que as cobranças em relação ao que foi acordado no contrato entre Corsan e Prefeitura, continuarão a ser cobradas pela oposição na Câmara de Vereadores, mas que não se podia negar que, de fato, uma série de investimentos está sendo feita.
O Secretário de Esportes, Henrique Hermany, que participou da atividade representando a Prefeitura também se manifestou, dizendo da importância de se ver o trabalho que vem sendo realizado e lembrando que muitas outras obras estão sendo realizadas e ainda serão, graças a um esforço conjunto da Corsan e do Município.














