
O projeto que visa recuperar e preservar a memória da revista Alto Falante começa, aos poucos, a entrar para a sua segunda e terceira fases. Ou seja, sua equipe se prepara para a) estudar o conteúdo da revista e b) a planejar as entrevistas que serão realizadas com fundadores, funcionários, colaboradores, assinantes e leitores ilustres. Isso em meio à busca, ainda, do último número que falta para que a coleção esteja completa, o 59. Assim que a coleção estiver completa, se inicia a quarta etapa do projeto, que é a digitalização do conteúdo das revistas.
A análise do conteúdo, a ser desenvolvida a partir de metodologia elaborada pelos componentes do projeto, e que está em fase de teste, é o que dará subsídio às entrevistas a serem realizadas em breve. “Por meio deste estudo, teremos condições de saber, de uma forma mais precisa, quais eram as prioridades editorias da revista e a forma como se relacionava com a comunidade”, explica o professor Demétrio de Azeredo Soster, coordenador do projeto. Já as entrevistas terão três propósitos: servirão de subsídio ao livro que será produzido ao final do projeto; ao documentário e também servirão de referência para as pesquisas que forem realizadas no futuro.
Você pode ajudar o projeto por meio da doação do exemplar de número 59 da Alto Falante, ou de outros números da revista que estiverem com você. Basta entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo telefone (51) 9 9995.0106, ou escrever para os e-mails [email protected], com cópia para [email protected]. O material também pode ser entregue impresso nas secretarias do PPG de Letras (Bloco 10) ou do Departamento de Comunicação da Unisc (Bloco 16). O acervo, uma vez reunido e catalogado, será doado à biblioteca da Unisc para que possa ser preservado e estar disponível a todos os pesquisadores e demais interessados no assunto.














