
Na manhã desta terça-feira, dia 29, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Cristina Conrad, assinou resolução aprovando o Documento do Território Municipal. O documento, que há pouco mais de uma semana foi apresentado em audiência pública, na Câmara de Vereadores, tem a função de nortear o trabalho pedagógico das escolas do município, a partir de um currículo que contemple as peculiaridades locais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho.
A elaboração do material contou com a participação de diferentes segmentos da comunidade escolar das redes estadual, municipal e particular. Foram realizados diversos encontros de formação, com professores, supervisores, orientadores, psicopedagogos e equipes diretivas. No documento constam conhecimentos, habilidades e aprendizagens essenciais e competências gerais e específicas a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo de cada etapa da educação básica.
O Documento Territorial também estabelece os conteúdos indispensáveis a serem trabalhados em todo o território municipal, na educação infantil e básica. A partir do que nele está previsto, as escolas devem construir seus Planos de Estudos.
A aprovação do documento se deu por unanimidade. A assinatura da resolução aconteceu na mesma ocasião em que foi inaugurada a nova sala do CME, localizada no terceiro piso do Centro Administrativo.














