Matheus Haetinger
[email protected]

Os grupos de mulheres de Novo Cabrais que integram a Associação de Mulheres Cabraisenses empenharam-se durante o ano para cumprir as tarefas da Gincana da Solidariedade 2019. A ação coordenada pelo escritório da Emater/RS-Ascar de Novo Cabrais mobilizou 10 grupos e um total de 150 participantes com o objetivo de promover questões sociais e ambientais para a arrecadação de materiais de higiene e cobertores, bem como recicláveis.
Ao todo foram recolhidas 65 garrafas pet de dois litros com lacres de latinhas, 145 galões de cinco litros de tampinhas plásticas, 257 litros de óleo saturado, 3 quilos de embalagens de comprimidos em alumínio e 87 esponjas. Os lacres e tampas plásticas arrecadadas, além de não poluir o meio ambiente, auxiliarão as entidades. As cartelas de comprimidos e as esponjas serão entregues para um programa de reciclagem e as garrafas se tornaram lindos vasos que ornamentaram o baile da terceira idade.
O óleo saturado foi doado para as escolas municipais que participam do Programa de Coleta de Óleo Saturado da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que transforma este resíduo em biodiesel evitando que seja descartado incorretamente no meio ambiente. Os edredons, cobertas, mantas e cobertores que totalizaram 45 unidades foram distribuídos na Campanha do Agasalho da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Além disso, ainda foram arrecadados 129 fraldas geriátricas, 143 sabonetes, 13 desodorantes, 49 escovas de dente, 100 unidades de creme dental e 24 shampoo, que foram doados ao Recanto da Vida. Segundo a extensionista rural da Emater, Flávia Borstmann, dentre as atividades que os grupos desenvolvem durante o ano as ações sociais e ambientais sempre estão presentes com intuito de contribuir para a construção de um mundo melhor.
“Estas atividades visam alertar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de reciclar os materiais descartáveis minimizando os prejuízos ao meio ambiente e ao mesmo tempo a comercialização deste material pode beneficiar as entidades”, ressaltou. O grupo que mais arrecadou materiais foi o Criativas, da localidade da Várzea. De acordo com a presidente do grupo Carla Guhl Dias, é muito importante poder ajudar e fazer um pouco melhor a vida de quem precisa tanto de carinho, atenção e solidariedade.














