Tiago Mairo Garcia
[email protected]
A prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretária de Agricultura (SEAGRI), realizou na tarde de ontem, 3, no Parque da Oktoberfest, a entrega de seis novas retroescavadeiras para associações do interior do interior de Santa Cruz do Sul.
O prefeito Telmo Kirst, com a participação de secretários municipais e vereadores, efetuou a entrega simbólica das chaves de cinco equipamentos para os presidentes das associações rurais de Alto Paredão, Monte Alverne, Boa Vista, São Martinho e São José da Reserva. A sexta máquina será usada pela SEAGRI. A prefeitura informou que a Associação de Saraiva já havia sido contemplada há dois anos com uma retroescavadeira que está em boas condições, sendo este o motivo da entidade não ser contemplada neste ato. Os novos equipamentos são retroescavadeiras tracionadas e foram adquiridas com recursos do Finisa, em um investimento de R$ 1.548.000,00. O ato reuniu cerca de cem pessoas e contou com a presença de autoridades municipais, representantes das associações, da Coopersanta, do Conselho Agropecuário e de produtores rurais.
O secretário municipal de agricultura, Délsio Mayer, explica que os cinco equipamentos foram cedidos pelas associações através de um termo de cessão de uso firmado por cada entidade pelo período de um ano. Na parceria, as associações precisam prestar contas de no mínimo 100 horas mensais, oferece o operador e pode cobrar uma taxa de até R$ 70 por hora. Já a prefeitura disponibiliza 400 litros de diesel por mês e realiza a manutenção dos equipamentos. “É uma parceria boa que deixa as máquinas mais próximas dos produtores. Que as associações façam bom uso dos equipamentos, sendo mais um compromisso assumido que estamos cumprindo”, disse o secretario. As novas retroescavadeiras irão substituir equipamentos antigos que serão recolhidos e encaminhados para conserto ou leilão, conforme o estado de conservação.
Em sua manifestação durante a solenidade, o prefeito Telmo Kirst destacou a rapidez que o município conseguiu liberar as máquinas para a comunidade. “É mais uma etapa que o governo cumpre. A prefeitura gasta milhões na manutenção de 6 mil km de estradas do município e investe através das sub-prefeituras no cuidado das estradas. Hoje é mais um gol que o governo faz através da secretaria de agricultura faz para que estes equipamentos modernos pudessem ser adquiridos para cuidar do nosso interior”, frisou o chefe do executivo.
Representante da associação rural de Monte Alverne, o agricultor Ari Mepc, elogiou o programa, destacando a importância de os equipamentos estarem à disposição das entidades do interior. “É muito importante e fundamental que as associações tenham equipamentos novos para auxiliar no trabalho diário dos agricultores. O município está de parabéns pela aquisição”, salientou. Devidamente legalizados e com garantia da empresa, nesta terça, 4, os equipamentos já estarão a disposição para serem usados pelas entidades no interior.














