Ricardo Gais
[email protected]
Este fim de semana movimentará as salas de aulas de algumas instituições da cidade. Isso porque ocorrerá a aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no qual há inscritos de toda a região do Estado e do Brasil.
No primeiro dia de provas, que acontece no sábado, os exames serão aplicados de manhã, das 8 às 11 horas, e pela tarde, das 14 às 17 horas, para provas de cargos de nível técnico e ensino médio. No domingo de manhã, ocorre as provas para os candidatos do ensino fundamental, das 8 às 11 horas, e superior, das 8 horas ao meio-dia. Pelo período da tarde, serão feitos todos os exames do ensino superior, das 14 às 17 horas, com exceção do cargo para procurador, pois o horário é das 14 às 19 horas.
Conforme a coordenadora de Gestão da Secretaria de Administração e Transparência, Juliana Panke, os 24.231 candidatos serão distribuídos em oito locais para a realização das provas e o que deverá concentrar o maior número de inscritos é a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com até 4 mil. Os demais locais de aplicação das provas são: Unisc, Unopar, escolas estaduais Goiás, Rosário, Petituba, Alfredo Kliemann, Luiz Dourado e Felipe Jacobus.
Para Juliana, este é o concurso com o maior número de inscritos já realizado no município. “Estou recebendo ligações de diversas partes do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Do Estado do Rio Grande do Sul também recebo contato, como de Porto Alegre. Eles me dizem que estão organizando excursões para vir fazer o concurso”.
Juliana ainda ressalta a importância de chegar uma hora antes nos locais das provas, pois os portões serão fechados 20 minutos antes do inicio das aplicações e, após o fechamento dos portões, está proibida a entrada de qualquer candidato. Por isso a importância de se organizar, se planejar e evitar sair à noite, para não estar cansado no dia da prova e deixar para chegar em cima da hora. Isso vale para os dois dias do exame e para todos os períodos que antecedem as provas.
“É importante lembrar que o candidato faça a leitura do seu edital de abertura, onde constam todas as instruções do que levar no dia de prova”, salientou Juliana. Para adentrar na sala o candidato deve ter em mãos um documento original com foto, RG e CPF. Além do comprovante de inscrição e o cartão de convocação, que estão disponíveis no site da Consulpam, onde cada candidato pode fazer o login com o CPF e sua senha. “Esses são os itens principais, sem nem um deles, o candidato não entra para fazer a prova”, frisou Juliana.
Outro item de extrema importância é a caneta para a realização do exame. Apenas canetas transparentes da cor azul ou preta devem ser lavadas pelo concurseiro. As canetas com propagandas de alguma empresa estão proibidas, o que pode impedir o candidato de realizar a prova. Garrafinhas de água também devem ser transparentes e sem o rotulo. Somente estes materiais são permitidos junto ao candidato.
Segundo Juliana, está circulando uma falsa notícia sobre os candidatos não poderem levar seu aparelho celular. Segundo a coordenadora, trata-se de uma informação falsa e o candidato poder levar sim, mas a partir do momento em que adentrar na sala será passado um detector de metais, e tudo que ser detectado será colocado em uma sacola e será lacrado, inclusive o celular. “O celular só não pode ficar ligado durante a prova, se tocar o despertador ou receber uma ligação, o mesmo será desclassificado”, disse Juliana.
Os testes práticos, segundo Juliana, “serão iniciados apenas no final da homologação das provas objetivas, assim, já serão excluídos os reprovados, o que facilitará na logística com os candidatos aprovados, para nos próximos 30 a 40 dias”. Até o final do ano, todos os quatro editais devem ser concluídos.
Nesta seleção serão ofertadas 284 vagas em 102 cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior, sendo 35 para formação de cadastro reserva e os demais com vagas para chamamento imediato.
Houve mudança nos horários das provas?
Diante da grande demanda, a empresa responsável pela aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (Consulpam), precisou remanejar alguns cargos de ensino superior para o domingo de manhã. Outros cargos serão mantidos no domingo à tarde, como já estava previsto no edital. Os concurseiros podem conferir seus horários e locais de provas na área do candidato, no site do Instituto Consulpam.
Horários das provas no sábado (15 de fevereiro)
MANHÃ
7h – Abertura dos portões
7h40 – Fechamento dos portões
8h – Início das provas
11h – Término das provas
TARDE
13h – Abertura dos portões
13h40 – Fechamento dos portões
14h – Início das provas
17h – Término das provas
Domingo (16 de fevereiro)
MANHÃ
7h – Abertura dos portões
7h40 – Fechamento dos portões
8h – Início das provas
11h – Término das provas para o ensino fundamental
12h – Término das provas para o nível superior
TARDE
13h – Abertura dos portões
13h40 – Fechamento dos portões
14h – Início das provas para o nível superior
18h – Término das provas para o nível superior
Para ter acesso ao local da prova
– O candidato deverá comparecer no local da prova com 60 minutos de antecedência;
– Após o fechamento dos portões, não será permitido o ingresso de candidato;
– O candidato deverá apresentar o mesmo documento informado no formulário de inscrição;
– Será submetido a detector de metais, dentro do prédio onde ocorrerão as provas;
– Durante a realização da prova, não poderá manusear equipamento eletrônico;
– Também não será permitido o uso de relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço, fones de ouvido, brincos e piercing;
– Candidatos com cabelos longos devem comparecer com cabelos presos, deixando as orelhas à mostra;
– Mães com crianças que precisam ser amamentadas, devem comparecer acompanhadas por uma pessoa maior de idade, que será responsável pelo bebê;
– Aos candidatos declarados sabadistas, serão asseguradas condições especiais para a realização da prova;
– Os que necessitarem de tratamento diferenciado nos dias das provas, em decorrência de problema de saúde, deverão requerer as condições necessárias em até 72 horas antes do início da prova, através do e-mail [email protected]
– O candidato somente poderá ausentar-se do recinto de realização das provas, decorrida uma hora de início da prova.
No dia da prova, o que levar?
O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas, munido de um documento de identidade oficial com foto, que tenha sido indicado no Formulário Eletrônico de Inscrição ou de Isenção, de caneta esferográfica (tinta preta ou azul), fabricada em material transparente preferencialmente, e do Cartão de Identificação.
Importante
Cada participante deve ficar atento à área do candidato, que é encontrada no site do Instituto Consulpam. Onde consta o local de prova, horário e demais informações necessárias para o candidato.














