As inscrições para participação no processo seletivo que tem vagas temporárias para atuação no Censo de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda não foram divulgadas. A data marcada previamente para a abertura do processo era esta segunda-feira, dia 2, no entanto, o edital não foi publicado. Uma nova definição poderá ser veiculada ainda nesta semana.
Na área em que o escritório regional atua deverão ser oferecidas 404 vagas, sendo 351 para recenseadores (125 para Santa Cruz), de nível fundamental, com provas no 24 de maio e o treinamento a partir de julho; 12 (2 para Santa Cruz) para agentes censitários municipais e 41 para o cargo de supervisor (15 para Santa Cruz), ambos de nível médio, dos quais as provas devem ocorrer em 17 de maio com contratações em junho. Participantes com ensino médio completo serão permitidos a se inscreverem para todos os cargos.
O Censo 2020 deverá acontecer a partir do dia 1º de agosto, quando os recenseadores começarão a passar nas residências dos brasileiros, até o final de outubro. Essa é uma importante pesquisa para que dados e estatísticas sejam mais bem coletados e avaliados, as quais podem ser importantes na definição de novas políticas públicas no país.














