Início Geral Expoagro é cancelada

Expoagro é cancelada

Feira aconteceria na semana que vem com expectativa de grande público

Ricardo Gais
[email protected]

A 20ª Expoagro Afubra, maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar foi cancelada devido ao novo coronavírus. O anúncio aconteceu na tarde de ontem, 13, na sala Erva-Mate da Agro-Comercial Afubra, durante coletiva de imprensa realizada pelo presidente da Afubra, Benício Albano Werner. 
“A gente consultou todos os nossos parceiros e patrocinadores para nós tomarmos uma decisão sobre a realização ou não da Expoagro. Até semana passada estávamos relativamente tranquilos, sabíamos dos problemas, mas esse coronavírus quando vem se propaga muito rápido,” disse Benício.
Segundo o secretário da Associação do Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider, “devido a situação atual em que se encontra o coronavírus no Brasil e no Mundo, e atendendo orientações do Ministério da Saúde que estabelece medidas para enfrentamento decorrente do Covid-19, decidiu-se pelo cancelamento do evento”, disse.
A Expoagro Afubra neste ano seria realizada de 18 a 21 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Eventos no município sofrem alterações 

Em razão de orientações realizadas pelo Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus e do decreto do governador Eduardo Leite, o prefeito Telmo Kirst decidiu nessa sexta-feira, 13, suspender pelo período de 15 dias todos os eventos da Administração Municipal com aglomeração de pessoas. No fim de semana, a Prefeitura deve anunciar novas medidas após reuniões com os hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne.

Carnaval: o desfile previsto para o próximo dia 21 será adiado, mas a nova data não foi definida.

Prefeitura nos Bairros: os eventos que ocorreriam no dia 28, no Progresso, e no dia 4, no Aliança, foram cancelados.

Inaugurações: entre os eventos previstos para os próximos dias estava a inauguração do Novo Cemai, marcada para o dia 21. O evento será adiado, porém a nova data ainda não foi definida. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informa que os atendimentos no atual prédio do Centro Materno Infantil (Cemai), localizado na Rua Ernesto Alves, 128, serão mantidos. Inicialmente, o local seria fechado para mudança dos equipamentos e treinamento dos profissionais.

Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoa com Deficiência: o evento que estava marcado para o próximo dia 19 e ocorreria em Santa Cruz foi cancelado.

Chegada do exterior: a prefeitura também reforça a recomendação do Ministério da Saúde de que, “a partir desta sexta-feira, todo viajante internacional fique em isolamento domiciliar por até sete dias a partir da data do desembarque, mesmo sem sintomas de covid-19.”

Idosos: a Secretaria de Saúde determinou nessa quinta-feira que pessoas a partir de 60 anos devem fazer marcações de consultas por telefone com a unidade mais próxima de sua residência. Os grupos  que ocorrem no ambulatório do idoso/hipertenso/diabético foram suspensos e os pacientes devem entrar em contato por telefone com a unidade (3715-5718) para agendar a retirada de fitas de HGT.

Recomendações a entidades privadas: a Prefeitura pede que as instituições reavaliem a necessidade de realizar eventos fechados, com aglomeração de pessoas, pelos próximos 15 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informa que investiga três casos suspeitos do novo coronavírus em Santa Cruz do Sul. Os exames serão coletados ao longo desta sexta-feira e encaminhados na segunda-feira ao Laboratório Central do Estado (Lacen), já que o local não funcionará no fim de semana. Ainda não há informações sobre os pacientes. Nesta sexta-feira, às 16 horas, o Ministério da Saúde deve divulgar novos critérios para classificar um caso como suspeito.

A Secretaria reforça que é importante que as pessoas tomem medidas de prevenção individual como lavar as mãos com frequência, evitar aglomerados, deixar ambientes bem ventilados, uso de lenços descartáveis para fazer higiene nasal e evitar contato com os olhos, a boca e o nariz. Esclarece também que não há motivos para pânico e que Santa Cruz do Sul está preparada para a possível chegada do vírus no município.

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) 

A Unisc, atenta à evolução dos fatos relativos à pandemia do Covid-19 e apreensiva  com a saúde e bem-estar de sua comunidade acadêmica, está buscando, conforme a necessidade, tomar medidas que reduzam os riscos de contaminação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e das demais autoridades no assunto.
Sendo assim, por precaução, a universidade solicita que as atividades a serem realizadas no Auditório Central, Anfiteatro do Bloco 18, Auditório do Memorial e Ginásio, onde a aglomeração de pessoas é maior, sejam suspensas até segunda ordem, a partir da próxima segunda-feira, 16. 
As aulas continuam mantidas, com a recomendação de que os ambientes permaneçam arejados. A Unisc reforça, ainda, a necessidade de cuidados básicos de higiene, principalmente com as mãos, recomendando o uso do álcool gel. 
A orientação é que os alunos, professores e funcionários que estiveram no exterior nas últimas duas semanas redobrem a atenção aos sintomas como febre, tosse e falta de ar, procurando atendimento médico com urgência.
É importante ressaltar que a situação na região ainda é tranquila, mas é preciso ficar atentos aos desdobramentos. Por enquanto, medidas de prevenção são a determinação dos órgãos governamentais.

Sicredi Vale do Rio Pardo

A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo comunica que, em virtude das ações de controle do coronavírus (Covid-19), conforme orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está suspendendo, pelos próximos 15 dias, a realização das Assembleias de Núcleo.
“A decisão nos entristece, mas é necessária diante do momento vivido pelo Estado e País, com o objetivo de proteger os associados. Tão logo a situação esteja normalizada, os encontros, fundamentais para o processo decisório da gestão da cooperativa, serão retomados, com a divulgação das novas datas”, disse o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry.
“Por outro lado, destacamos que o atendimento nas agências segue normal, observando as recomendações de higiene dos órgãos de Saúde”, complementa o dirigente.