Início Saúde Ter um sorriso em dia é sinônimo de boa qualidade de...

Ter um sorriso em dia é sinônimo de boa qualidade de vida

Quem está com o sorriso perfeito está bem consigo mesmo

O sorriso contagia as pessoas e nada melhor que tê-lo sempre em dia e saudável, pois promove a qualidade de vida, reflete na mastigação, respiração e também na fala. Quem está com o sorriso perfeito está bem consigo mesmo. Os dentes são estruturas fundamentais para todo o processo digestivo, pois são eles os responsáveis pelo corte e a trituração dos alimentos, garantindo, assim, parte da digestão mecânica. Também proporcionam um sorriso mais harmonioso, contribuindo para a aparência física.

A limpeza dos dentes deve ser feita ao acordar com a escovação, sendo repetida após as refeições e antes de dormir, fazendo também o uso de fio dental. Assim evitamos as cáries, inflamações da gengiva e o mau hálito. Outra questão de higiene é a visita ao dentista, profissional que faz os tratamentos necessários como limpeza profunda, aplicação de flúor e explica como fazer a escovação de forma correta. Se os devidos cuidados não forem tomados, haverá bactérias nos dentes que se alimentam dos resíduos e liberam substâncias capazes de corroê-los.


CRESCIMENTO

Nossa primeira dentição é formada a partir dos seis meses de idade, com os dentes de leite. Esses vão nascendo aos poucos, até a criança ter 20 desses dentes provisórios. Os cuidados já iniciam antes mesmo, os pais devem cuidar da boca do bebê, fazendo sua higienização, mesmo sem dentes. Após o nascimento dessas estruturas, devem incentivar o filho a escová-las. Já a partir dos quatro anos, os dentes de leite vão sendo trocados por dentes definitivos. A dentição adulta tem até 32 dentes.

Saúde bucal: dicas de uso do fio dental

Uso correto e diário do fio dental é de
suma importância para a boa saúde bucal

A saúde começa pela boca e, por isso, devemos fazer a higiene completa de toda a cavidade bucal diariamente. Assim, além da escovação, o uso correto e diário do fio dental é de suma importância para a boa saúde bucal.

Elencamos algumas dicas de como fazer o uso correto desta ferramenta que remove a placa bacteriana e os alimentos em lugares que a escova não consegue chegar. Confira:

Enrole uma quantidade confortável do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

Firmando o fio dental com o polegar e o indicador de cada uma das mãos, deslize-o levemente para frente e para trás acessando o espaço interdental (entre os dentes).

Passe, esfregando cuidadosamente, o fio ao redor da base de cada dente – procure adaptá-lo bem à curvatura de cada dente, ultrapasse levemente a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Lembre-se de passar o fio também atrás dos últimos dentes para limpar o espaço entre a gengiva e o dente e, se você possui alguma falha, também naqueles dentes vizinhos à área desdentada.

Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada espaço interdental a ser limpo.

Para remover o fio repita os movimentos para trás e para frente (vai e vem), retirando-o do meio dos dentes.

No entanto, não apenas os cuidados de higiene bucal diários são importantes para manter a saúde bucal em dia, mas também a visita periódica ao cirurgião-dentista. Esta é uma das ações mais relevantes quando o assunto é saúde bucal. Somente um profissional qualificado pode garantir que sua cavidade bucal esteja devidamente saudável e, caso esteja com algum problema, indicar o tratamento adequado. Qual foi a última vez que você foi ao cirurgião-dentista? (Fonte: crors.org.br)

Alimentação saudável

Não apenas os cuidados básicos como utilização de escova dental, creme com flúor e fio dental fazem parte da boa saúde bucal, mas uma alimentação saudável rica em alguns nutrientes e alimentos específicos.


Confira alguns nutrientes e alimentos importantes para a boa saúde bucal:


Alimentos fibrosos: São importantes porque, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, a mastigação desses alimentos ajuda a promover “autolimpeza” dos dentes. Maçã, cenoura, kiwi e pera são alguns dos exemplos de alimentos fibrosos.


Vitamina A: Necessária para a reepitelização e ativação da creatina-dental, tecido epitelial e responsável pelo esmalte dos dentes. Pode ser encontrada em vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis;


Vitamina C: A falta de vitamina C causa o sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes se não for tratada. Porém, os especialistas não aconselham o consumo exagerado de alimentos ricos nessa vitamina, como a laranja e o abacaxi, pois eles causam desmineralização e deixam o dente mais poroso.

Vitamina D: A vitamina D é importante porque atua na absorção de cálcio, auxiliando na fixação do mineral nas bases ósseas e dos dentes. Alimentos como ovos, peixes, leite e derivados contêm boas quantidades de vitamina D.


Alimentos ricos em cálcio: O cálcio faz parte da composição dos dentes, sendo essencial na fase da infância, porque os dentes ainda estão em formação. Tal nutriente é encontrado no leite e derivados e folhas verdes escuras.


Gorduras boas: Azeite extra virgem, castanhas e abacates são óleos bons que ajudam na saúde bucal. Eles promovem uma barreira oleosa em volta dos dentes, auxiliando na proteção e impedindo cáries.

Consumo de água: O consumo de água ajuda a eliminar detritos, açucares e ácidos. Além disso, a água tratada de grandes cidades contém flúor em sua composição, que reforça a resistência do esmalte do dente. Além disso, existem alimentos que prejudicam a saúde bucal das pessoas. Mas isso é assunto para um outro conteúdo. Fique atento!