Sara Rohde
[email protected]
Sabe aquele sentimento que não tem explicação, um sentimento que é só amor, sem maldade. Pois ele pertence há um único ser, os animais. E nesta sexta-feira, 4 de outubro é o dia deles. Uma data criada para homenageá-los, para ressaltar o respeito que merecem, uma data para selar o compromisso que os seres humanos devem ter com o meio ambiente.
São cachorros, gatos, todos os animais domésticos, mas também os selvagens como o leão, a onça e aqueles que para muitas pessoas são considerados alimentos, os peixes, porcos, bois, entre outros. Todos estes animais têm sentimentos e uma boa parte já está em risco de extinção.
No planeta várias espécies estão desaparecendo muito rápido. Entre os animais mais ameaçadas do mundo estão o Coala, Baleia-azul, Urso-polar, Pinguim-africano, Kakapo e Rinoceronte-negro-oriental. Já no Brasil os animais mais próximos de serem extintos são o Tamanduá-bandeira, Ararinha-azul, Onça-pintada, Tatu-bola, Mico-leão-dourado e Ariranha. Extinção devido à irresponsabilidade do ser humano, ou seja, devido à destruição de habitat, poluição, caça e pesca, ações que resultam em mudanças climáticas e catástrofes ambientais.
Por isso os seres humanos devem repensar cada ação, a forma como tratar os animais e a natureza. As atitudes essenciais para prevenir diversas tragédias são: não poluir as ruas, o mar, não desmatar e sempre replantar, não utilizar produtos que agridem a natureza e nem alimentos industrializados, não comer carne, não desperdiçar água.


















