
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
A Vigilância Sanitária de Vera Cruz concluiu o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado apontou índice de 6,5, considerado de alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o que reforça a necessidade de ampliar medidas preventivas e envolver a população. Os bairros Leopoldina, Centro e Arco-Íris apresentaram os maiores focos de infestação. A Administração Municipal anunciou a intensificação das estratégias de combate e eliminação de criadouros.
Apesar do índice elevado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, nestes primeiros 28 dias de 2026, foram confirmados apenas dois casos de dengue em Vera Cruz, nenhum deles nos bairros com maior infestação. O dado, segundo a pasta, reforça a importância das ações preventivas contínuas para manter a situação sob controle.
O agente de Combate às Endemias, Rudiberto Berlt, detalhou que mutirões de limpeza estão sendo organizados nos bairros mais afetados, além da aplicação de inseticida em prédios públicos e recolhimento de materiais que acumulam água. “É fundamental que a população reforce os cuidados com o pátio e utilize repelente”, destacou.
O prefeito em exercício Ângelo Hoff (Republicanos) ressaltou que a prevenção depende da colaboração de todos. “Não deixar água acumulada no pátio é a melhor forma de evitar que o Aedes aegypti se prolifere. O governo de Vera Cruz está fazendo a sua parte, mas o apoio da comunidade é essencial para evitar o avanço da dengue no município”, enfatizou.
As autoridades sanitárias reforçaram a orientação para que moradores verifiquem regularmente locais que possam acumular água. Isso inclui pratos de vasos de plantas, calhas, pneus, caixas d’água, ralos e recipientes em geral, contribuindo para a proteção da saúde coletiva.














