Sara Rohde
[email protected]
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul terá sede própria. O anúncio foi feito na manhã dessa sexta-feira, 20, pelo presidente da Associação de Entidades Empresariais – Assemp, Leo Henrique Schwingel, juntamente do Prefeito Telmo Kirst e o presidente do Legislativo Bruno Cesar Faller.
O terreno onde será construída a Câmara está localizado na Rua Coronel Oscar Jost, esquina Vinte Oito de Outubro, área doada à Assemp onde seria instalado o Centro Integrado de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Sul – CIDESC.
Um acordo foi feito entre a Prefeitura, Câmara e Assemp para que o terreno, que mede 2.266,14m², fosse repassado ao município que oficialmente doou ao Legislativo o imóvel, já que não foi utilizado pela entidade. Referente a área construída, a documentação passará por uma comissão a ser nomeada que definirá o tamanho exato da nova sede, bem como dimensões e arquitetura. De acordo com o presidente da Câmara, Bruno Faller, o tamanho exato ainda está em definição “durante o ano de 2018 esperamos conseguir fazer o projeto e dar as bases para poder lançar a licitação para a construção. Não temos ainda concluído o tamanho que será o prédio porque depende do plano de necessidades que será levantado e também vai depender dos arquitetos e engenheiros que vão, após a licitação ou concurso público, definir os moldes, o tamanho do prédio e das salas de acordo com os padrões necessários para as atividades que lá se desenvolvem”, completa Faller.
A Câmara atualmente está localizada em um imóvel alugado, situado na Rua Fernando Abott, 940, onde é pago aproximadamente R$ 30 mil por mês em aluguel. Desde o antigo local, até o atual são 25 anos e 9 meses com o gasto mensal.
Segundo o presidente da Assemp, Leo Schwingel, “a entidade completará 20 anos em maio e consta no planejamento, o compromisso com o envolvimento do município em prol do desenvolvimento”. Para Leo a construção da sede própria é o resultado de ótimas iniciativas, “a doação do terreno ao Legislativo é interesse público da Assemp”, completa o presidente.
O prefeito Telmo destacou na ocasião a importância de ter uma casa Legislativa própria e afirmou que o prédio ao lado, onde funciona a secretaria de educação, será reformado “uma parte já está pronta e vamos continuar a reforma. São várias secretarias que pagam o aluguel e serão transferidas para o novo local, ou seja, os vereadores e os secretários municipais trabalharão próximos”.














