Início Destaque A estratégia dos Baierle: sucessão com diversificação

A estratégia dos Baierle: sucessão com diversificação

Além da área própria, família cultiva em outros 7 hectares arrendados, contando com mão de obra familiar e contratada em época de colheita

O produtor venâncio-airense Thales Lopes Padilha Baierle, de 26 anos, escolheu o campo para viver e progredir. Filho do produtor de Gilmar Luís Baierle, 49 anos, ele escolheu fazer a sucessão e lidera a produção de tabaco da família, atualmente em 160 mil pés, na propriedade de 8 hectares em Linha Arlindo, interior de Venâncio Aires. “Sempre gostei da lida da roça e do trabalho ao ar livre. Até trabalhei na cidade, escolhi ficar no campo e seguir com a produção”, enfatiza ele.

A opção pela produção de tabaco segue os passos do pai, produtor há mais de 20 anos. Além da área própria, também cultiva em outros sete hectares arrendados, contando com mão-de-obra familiar e contratada em época de colheita. Nas últimas quatro safras, é registrado como produtor integrado à UTC Brasil, tendo a consultoria técnica do orientador agrícola Ricardo Stein.

Graças ao cultivo do tabaco, a propriedade prospera e se diversifica. A família vive a expectativa da instalação de duas estruturas para criação de 90 mil aves, prevista para ser concluída até final de 2023. “Mas, seguiremos plantando tabaco como carro-chefe, que é fundamental para a sustentabilidade da propriedade”, garante Thales.

Desde abril de 2022, a família de Thales também ganhou um novo lar. Uma casa nova e confortável foi construída em posição estratégica na propriedade, com vista para a lavoura e para o aviário. “Estamos satisfeitos com o resultado da safra deste ano e otimista com o futuro, tanto com a produção de tabaco quanto com a criação de frangos”, frisa o produtor, que já tem as mudas da próxima safra em ponto de plantio.

Família – Casado com Marilene da Silva dos Santos, 40, é pai de Thalia Maiara Padilha, de 7 anos, e padrasto de Bruno dos Santos, 14. A pequena é estudante do 2º ano, enquanto o jovem cursa o 8º ano, ambos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Benno Bohn, de Vila Arlindo. Dos três filhos de Gilmar, apenas Thales permaneceu no meio rural: as irmãs Thais, 24 anos, é bancária e mora em Erechim; enquanto a caçula Michele é estudante de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).