Início Destaque Centro Cultural 25 de Julho: 36 anos de valorização aos imigrantes

Centro Cultural 25 de Julho: 36 anos de valorização aos imigrantes

Ana Souza
[email protected]

Mais um motivo para festejar o Dia do Colono e do Motorista em 25 de Julho. Santa Cruz do Sul conta com a tradição do Centro Cultural 25 de Julho que na data alusiva comemora 36 anos de fundação, edificado em 1986. A entidade surgiu durante uma solenidade realizada na Bierhaus, local em que nos primeiros tempos também eram realizadas as atividades sociais e culturais. No local funcionava um restaurante. Depois, durante um período as atividades culturais (especialmente ensaios de danças e reuniões de diretoria) foram realizadas na sede do Sesc, situado na rua Ernesto Alves.

O Centro Cultural de 25 de Julho nasceu de uma idéia do falecido professor Nelson Bender, que em 1980 fundou o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Polka, inicialmente um departamento da Secretaria Municipal de Turismo. Posteriormente, o grupo se desvinculou da municipalidade e serviu de embrião para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho, e dela passou a fazer parte como primeiro departamento cultural. A sede está localizada no interior do Parque da Oktoberfest.

Estou feliz em poder festejar o 36º aniversário junto aos associados do Centro Cultural 25 de Julho, enfatiza a presidente Celi Durante. “Uma entidade de muita importância na preservação da cultura germânica em Santa Cruz do Sul e também no Rio Grande do Sul. É com alegria que cultivamos e transmitimos aos jovens os costumes e a cultura trazida pelos nossos antepassados.”

O objetivo do Centro Cultural, em sua fundação, era de resguardar e reavivar as tradições dos imigrantes da região, promover encontros de canto e formar um pequeno coral. Incentivar as músicas típicas, formando uma pequena bandinha, promover festas típicas para associados e amigos, incentivar as danças folclóricas e alemãs, favorecer os associados com o ensino da língua alemã, leitura e conversação, promover encontros de corais, realizar um levantamento fotográfico de residências típicas alemãs do interior, incentivar as práticas esportivas e criar clubes, como de xadrez, filatelia, fotografia e outros. Para marcar a data foi realizado na noite de sexta-feira, 22, um jantar baile com apresentações de danças e uma grande confraternização.