Início Colunas A inversão de valores na sociedade!

A inversão de valores na sociedade!

No mundo atual, muitos dos valores que foram passados de geração para geração estão se perdendo e nós percebemos em meio a uma sociedade com valores invertidos, onde o certo e o errado se confundem, onde as pessoas desenvolveram a capacidade de aceitar o errado como certo ou simplesmente se omitir a perceber isso e a reagir diante de tais fatos.

A aceitação neste caso não vem para favorecer, mas para contribuir com a deturpação da ética, do conjunto de valores e princípios através do qual decidimos entre o que queremos, o que devemos e o que podemos fazer.

O mais triste diante desta inversão de valores dos dias atuais é que ninguém mais faz as perguntas básicas para discernir o certo do errado: Eu quero, mas eu posso? Eu devo? É certo?

As consequências negativas dessa inversão de valores surgem todos os dias. A inversão de valores vai além do ambiente familiar e além da escola, porque já está impregnada na sociedade e o pior é que os indivíduos que perderam os valores familiares, que desconhecem os princípios, a ética, a moral e a noção do que é ser um ser humano toma realmente o errado como certo. Hoje parece que tudo vale, desde que sua (aparente) verdade prevaleça sobre o próximo, mesmo que totalmente distorcida e egoísta. Precisamos (re)aprender a amar a família, as crianças, aos filhos, aos pais; a agradecer aqueles que nos transmitem conhecimentos, precisamos voltar a respeitar o próximo e o adversário, valorizar tudo aquilo que nos serve e sermos melhores como pessoas!