Início Especiais A música como difusora da cultura

A música como difusora da cultura

Alyne Motta
[email protected]

A Souza Cruz é uma empresa que sempre pensa no bem estar da comunidade em que está inserida. Há 110 anos no Brasil, tem focado cada vez mais na cultura, desenvolvendo diversos projetos. Um deles é o Música em Movimento, criado em 2010, uma evolução do Música do Parque.
O projeto tem o objetivo de, além de levar a arte musical ao interior, promover atrações culturais diferenciadas nas comunidades em que a empresa está inserida, bem como valorizar a cultura musical. A iniciativa vai ao encontro da comunidade, pois une em uma mesma apresentação, o popular e o clássico.

Divulgação/Four Comunicação

No ano de 2010 os shows foram com Luiz Marenco e a Orquestra Municipal de Teutônia

Em 2010, o primeiro município a receber o projeto foi Barros Cassal, seguido de Canguçu e Vera Cruz, em show com o cantor Luiz Marenco e a Orquestra Municipal de Teutônia. Ao todo, cerca de 12 mil pessoas assistiram as três apresentações artísticas realizadas pelo Música em Movimento.

Divulgação/Four Comunicação

Em 2011 o lançamento em Santa Cruz do Sul foi com Os Fagundes, Joca Martins, Renato Borghetti e Orquestra Camerata Porto Alegre

No ano de 2011, o lançamento do projeto foi com Os Fagundes, Joca Martins, Renato Borghetti e Orquestra Camerata Porto Alegre. As apresentações da dupla César Oliveira e Rogério Melo e Camerata Porto Alegre foram a Frederico Westphalen, São Pedro do Sul e Cachoeira do Sul, chegando a 11,5 mil espectadores.

Divulgação/Four Comunicação

César Oliveira e Rogério Melo com Camerata Porto Alegre abrilhantaram o projeto em 2011

Depois do sucesso de público no Rio Grande do Sul, o projeto ultrapassou as fronteiras e percorreu também cidades de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, reunindo mais de 16 mil pessoas. As apresentações foram em Canoinhas e Ipiranga, com Os Fagundes e Telmo Jaconi; e em Rio Negro e Uberlândia, com Toquinho.

Rodrigo Assmann/Four Comunicação

Toquinho, juntamente com Camerata Porto Alegre, fez a abertura do projeto em 2012

Toquinho, acompanhado da Camerata Porto Alegre esteve em Santa Cruz do Sul, fazendo o lançamento do projeto em 2012, que circulou pela cidade de Abdon Batista com Os Fagundes, bem como Camaquã e Rio Negro com Os Fagundes e o maestro Telmo Jaconi. Mais de 21 mil pessoas acompanharam os espetáculos.

MÚSICA NO PARQUE
Criado em 2006, o projeto Música no Parque foi desenvolvido para aproximar a comunidade santa-cruzense do Parque Ambiental da Souza Cruz. As apresentações artísticas e musicais eram desenvolvidas junto ao anfiteatro, localizado dentro da fábrica em Santa Cruz do Sul.
O projeto buscava unir cultura, solidariedade e meio ambiente. As apresentações eram realizadas ao ar livre e tinham como ingresso a doação de alimentos ou agasalho, doados a entidades beneficentes do município. Entre as atrações, artistas consagrados da música nacional e regionalista.

Junio Nunes/Four Comunicação

Família Lima encerrou o projeto Música no Parque em 2010

Tangos & Tragédias, Zeca Baleiro, Vitor Ramil, Jair Rodrigues, Kleiton & Kledir, além das Orquestras de Teutônia, do Theatro São Pedro e Camerata Porto Alegre estiveram participando do projeto. A última edição foi realizada em 29 de outubro de 2010, com show da Família Lima.

COMEMORAÇÃO 110 ANOS
Para celebrar os 110 anos de atividades no Brasil, a Souza Cruz realizou no dia 21 de abril, um show no Parque Farroupilha, recebendo grandes nomes do cenário musical gaúcho, com destaque para a banda Nenhum de Nós, Os Fagundes, Renato Borghetti e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Para o diretor de Tabaco da Souza Cruz, Dimar Frozza, a data reafirma o compromisso com o País. “Para nós, tão importante quanto a longa e sólida trajetória da empresa, é o fato de termos construído uma história pautada na excelência dos produtos e serviços, com contribuições para o desenvolvimento do Brasil”, destaca.

Divulgação/Four Comunicação

Os 110 anos comemorados na capital gaúcha com Nenhum de Nós, Os Fagundes, Renato Borghetti e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

Santa Cruz do Sul também será beneficiada com o espetáculo musical no sábado, 27 de abril. O lançamento do projeto Música em Movimento acontece às 18h30, no Parque da Oktoberfest, com a presença de Nenhum de Nós, Os Fagundes, Renato Borghetti e a Orquestra da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
De acordo com o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma, este ano o concerto terá uma produção especial em função da data comemorativa da empresa. “Nossa expectativa é que o evento supere as duas edições anteriores realizadas em Santa Cruz do Sul”, revela.