Cristiano Silva
[email protected]
Cristiano Silva

Demétrio destaca a autorreflexão crítica com um
dos pontos principais de sua poesia

Demétrio destaca a autorreflexão crítica com um
dos pontos principais de sua poesia
Nascido em Porto Alegre, Demétrio de Azeredo Soster é um sujeito de muitas faces. A mais antiga, dentre as visíveis, é a literatura, e nela, a poesia, com a qual convive desde sempre. Parte desse período está dito em seu livro de estreia, “Tempo Horizontal”, lançado em 2013.
Passado um ano, o jornalista e poeta agora brinda os seus leitores com uma segunda obra, de nome “Livro de Razão”, que será lançado no próximo dia 13 de junho em Santa Cruz do Sul. “’Tempo Horizontal’ tinha a ver com toda uma trajetória poética de longos anos. Sempre escrevi e entendi que era o momento de transformar em poesias. Esse novo livro reúne os poemas do ano passado para cá, ou seja, é uma produção muito recente e que foi pensada para este livro, que por sua vez, dá continuidade a um projeto literário” destaca Demétrio, que revela pensar para o ano que vem o lançamento de um próximo livro de poesias.
“Eu tenho organizado ao longo dos últimos dez anos nove livros técnicos, e agora começo a trabalhar esta parte literária, e nela a poética. No ano passado teve um, agora tem este outro e ano que vem haverá um terceiro, que se encaixa dentro de um projeto literário e que tem a ver com manifestar uma vertente, uma necessidade, certa forma de dizer, pelo viés da literatura”, completa o poeta.
TEMÁTICA
Em suas 88 páginas, “Livro de Razão” caminha dentro do terreno da autorreflexão crítica, segundo o seu autor. “A minha temática trabalha com o olhar para si, uma autorreflexão crítica e de cunho existencial muito acentuado. Faço muitas perguntas, e perguntas muitas vezes inquietantes” enfatizou Demétrio que, questionado sobre a escolha do nome para sua obra, revela que a inspiração vem na origem das biografias.
“Como pesquisamos biografias, tem uma autora, Elinor Fuchs, que conta que a origem das biografias tem a ver com os livros de razão, livros contábeis, que muito antigamente as pessoas que faziam as contabilidades em processo manual, escreviam as anotações do trabalho e colocavam do lado anotações pessoais para gerir suas vidas, então essa seria uma das vertentes que ‘originaria’ as biografias.”, comenta.
“Acontece que a minha fala poética é muito autobiográfica. É literatura sim, é uma recriação, mas parte de um lugar. Como ela tem esse caráter reflexivo, eu pensei que seria um bom nome para ilustrar o conceito de fundo da poesia que eu faço” revela Demétrio.
LANÇAMENTOS
Divulgação/RJ

“Livro de Razão” será lançado no próximo dia
13 de junho, no Espaço Camarim

“Livro de Razão” será lançado no próximo dia
13 de junho, no Espaço Camarim
O lançamento do “Livro de Razão”, de Demétrio Soster, acontecerá no próximo dia 13 de junho, às 20h, no Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332) e contara com sessão de autógrafos e algumas surpresas. “Vai ser muito legal. Posso adiantar que, a exemplo do ano passado, além de declamar as poesias, vai haver música, mas vai ter mais algumas coisas que eu não posso contar ainda. O que eu posso adiantar é que eu vou explorar ao máximo a amplitude dos poemas dialogando com outras linguagens, então vai ser uma noite menos centrada no autor e mais na poesia como forma de expressão” conta o poeta. Na oportunidade, Demétrio também estará autografando os livros que estarão sendo vendidos com um bom desconto ao público.
Após o lançamento, “Livro de Razão” estará disponível para compra ao preço de R$ 25,00 em alguns pontos da cidade: Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471), Livraria Nobel (Marechal Floriano, 260), Campus Livraria e Papelaria (Av. Independência, 2293, Centro de Convivência da Unisc) e n’A Banca (Marechal Floriano, 600). Além do lançamento em Santa Cruz, Demétrio fará um pocket show ao lado de Killy Freitas na Livraria e Café Palavraria (Vasco Da Gama, 165), em Porto Alegre, onde o livro também estará disponível para compra. “Também quero, em julho ou agosto, fazer um lançamento do livro em Florianópolis, de onde é a Editora Insular, pela qual estou lançando ‘Livro de Razão’” finalizou Demétrio. Para quem teve a oportunidade de adentrar a poesia de “Tempo Horizontal”, “Livro de Razão” vem para dar continuidade a esse universo poético cada vez mais buscado por Demétrio e obtido com êxito.














