Início Geral A vida real na tela

A vida real na tela

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A noite dessa terça-feira, 19 de maio, será marcada pela já tradicional sessão de filme na Sede do Sindibancários, na rua Sete de Setembro, 489, no Centro de Santa Cruz do Sul. A partir das 20 horas, a Associação Amigos do Cinema exibirá “Neste Mundo”, um filme de 2002 do diretor Michael Winterbottom.
Neste Mundo é um filme inglês, vencedor de um Urso de Ouro em Berlim e que possui cerca de 90 minutos de duração. A história foi gravada no Paquistão com apenas seis pessoas na equipe e um esboço de roteiro, escrito por Tony Grisoni. Os atores eram todos moradores do país, amadores e contratados no local das gravações. Além disso, os diálogos foram improvisados no andamento das filmagens.
A história retrata a vida do jovem Jamal Udin Torabi e o primo Enayatullah Imran Paracha que juntos partem em uma fuga desesperada para longe da miséria, viajando pelo Paquistão, Irã, Turquia, Itália e França. Ambos são financiados por um tio, no entanto, estão sem documentos e pouco dinheiro, em uma estrada longa e perigosa e nas mãos de contrabandistas de pessoas. A história é fictícia, mas ao mesmo tempo baseada na realidade de milhares de pessoas que vivem no Oriente Médio.
O objetivo do diretor ao pensar esse filme, foi fazer uma crítica ao descaso dos líderes do mundo livre, que gastaram quase 8 bilhões de dólares bombardeando o Afeganistão para desbaratinar o regime Talibã, gerando dezenas de milhares de refugiados. Essas pessoas tiveram que fugir para o Paquistão a fim de sobreviver e hoje vivem num estado deplorável, com racionamento de comida, água, morando em cabanas e esperando por uma ajuda que muitas vezes não chega.

Divulgação/Internet

Gravado com atores amadores e diálogos improvisados, “Neste Mundo” conquistou o prêmio Urso de Ouro em Berlin