Início Saúde Ações educativas marcam o Maio Amarelo

Ações educativas marcam o Maio Amarelo

Em Santa Cruz, blitze educativas marcam o Maio Amarelo

Rosibel Fagundes
[email protected]

Teve início na última quarta-feira, 1º de maio a Campanha Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização pela segurança no trânsito e redução de acidentes. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a sexta edição propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. 
Para o especialista em Gestão e Legislação em Trânsito, Tenente Coronel Ordeli Savedra Gomes que atuou como Coordenador do Movimento Internacional Maio Amarelo – RS nos anos de 2015 a 2017 a estatística de mortes no trânsito tem reduzido ou estabilizado devido alguns fatores determinantes. “Acredito que as ações educativas realizadas durante a Campanha do Maio Amarelo, assim como a desaceleração das vendas de veículos novos em função de questões financeiras, a maior fiscalização e as alterações na legislação possam ter contribuído de forma significativa para melhorar os índices”. O especialista cita ainda, a questão da reflexão e consciência de cada condutor no trânsito. “As pessoas estão mais envolvidas em ações educativas, e pelo que tudo me parece as pessoas estão tomando consciência que nós não podemos nos matar e matar tanto no trânsito. Começa a melhorar a percepção delas neste sentido”, afirmou Ordeli Savedra Gomes. 
Em Santa Cruz Sul as atividades promovidas pela Prefeitura iniciaram na tarde desta sexta-feira, 3 na Praça Getúlio Vargas com uma blitz educativa. As próximas devem ocorrer na segunda-feira dia 8, na passarela do Bairro Arroio Grande e na terça-feira dia 14, na Avenida Independência. O encerramento da campanha acontece em 29 de maio. Na ocasião, será realizada uma oficina de trânsito e apresentações de teatro na Praça Getúlio Vargas.