
Tuber Mello
Ao som da banda Corpo & Alma, uma das mais tradicionais do Sul do Brasil, foi lançada oficialmente na noite de terça-feira, 17, a primeira edição da Agrofest. O coquetel de apresentação reuniu cerca de 200 pessoas na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz do Sul.
Realizada pela NDZ Produções, com apoio de Prefeitura de Santa Cruz, SindiTabaco, Afubra, Sicredi, Fetag, Imply Tecnologia, HBier e governo do Estado, a Agrofest ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Parque da Oktoberfest, com entrada gratuita. O evento busca valorizar comunidades do interior e destacar a importância do agronegócio, especialmente do tabaco, para a região.
Uma das novidades é a retomada da tradição do festeiro. Para esta primeira edição, foi escolhido Décio Hoscheidt, figura ligada ao interior e ao desenvolvimento comunitário. “Além disso, em todos os dias do evento, teremos shows e apresentações de bandas típicas alemãs irão engrandecer a programação, trazendo ainda mais música, cultura e celebração para o público”, destacou Hoscheidt.
A programação inclui o Encontro Municipal das Mulheres Rurais, Jogos Rurais, Encontro de Sociedades, Encontro Regional da Terceira Idade, o 1º Campeonato Municipal de Schafkopf, a Agro Run, o Campeonato de Futebol 7 das Crianças do Interior e o 1º Campeonato Municipal de Bodoque. Durante os três dias, o Parque da Oktoberfest também receberá exposições de construção civil, máquinas e implementos agrícolas, feira multissetorial, artesanato e agricultura familiar, além de praça de alimentação.
As atividades previstas para o evento terão papel central na valorização da produção local e na integração entre campo e cidade. “Estes espaços vão evidenciar e valorizar quem produz, quem empreende e quem faz a economia local acontecer todos os dias, sempre reforçando a proposta de integrar o campo e a cidade”, enfatizou Hoscheidt.
Quem é o festeiro
Nascido em 2 de novembro de 1970, na Linha Paredão São Pedro, interior de Santa Cruz do Sul, Décio Hoscheidt construiu desde cedo uma forte ligação com o campo e com as comunidades do interior. Tecnólogo ambiental e licenciado em Geografia, possui diversas especializações nas áreas de gestão pública, cidades e agronegócios.
Ao longo de sua trajetória, serviu por 20 anos no Exército Brasileiro, atuou por 12 anos na construção civil em funções de liderança e também foi secretário municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul. Mantém forte ligação com a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Casado com Valdirene, é pai de Décio Jr. e Rita Helena, e mantém participação ativa em entidades comunitárias, esportivas e tradicionalistas ligadas ao interior e ao campo.














