Início Geral Alerta: Qualificação para quem atua em eventos

Alerta: Qualificação para quem atua em eventos

Everson Boeck – [email protected]

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversidade do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS) esteve em Santa Cruz do Sul esta semana para retomar um trabalho iniciado em 2010 no município: um censo para avaliar as condições de trabalho dos profissionais e seus equipamentos na área técnica de áudio e imagem. Na época, isso foi feito durante a Oktoberfest por ser um dos maiores eventos da região e concentrar grande quantidade desses trabalhadores e estruturas maiores.

Divulgação RJ

Curso vai qualificar profissionais que atuam na área de imagem e som em eventos

Estiveram visitando o Riovale Jornal o diretor técnico do Sated/RS, Maurício Rosa, e o delegado regional do sindicato, Neidmar Roger Charão Alves. Eles relatam que em 2011 foi realizada outra pesquisa, porém no setor artístico. “Desde 2010 realizamos este tipo de trabalho na região dos vales do Taquari e Rio Pardo. Para 2012 queremos renovar nosso acordo com a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) para que possamos oferecer um curso de segurança na área técnica (NR-10 e NR-18) para os profissionais da região, preferencialmente que seja gratuito”, explica Rosa.
O diretor técnico lembra que grande parte dos acidentes, e que muitas vezes nem são divulgados na mídia, ocorrem por falta de alguns cuidados. “Acidentes podem acontecer até com quem tem treinamento adequado ou anos de experiência, mas com quem tem os cursos recomendados a possibilidade é infinitamente menor. É preciso ter cuidados com a estrutura que é montada nos eventos. Não pode haver fios expostos, água perto dos mesmos, tudo tem que estar bem firme, e uma série de outros cuidados”, frisa.
Segundo os integrantes do Sated/RS, este é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos e, com isso, as empresas, entidades ou organizações que contratam o serviço também estão se tornando mais exigentes. “Hoje em dia não basta mais apenas ter anos de experiência. O profissional tem que ter cursos e certificações, dando garantias de que ele está apto para realizar aquela tarefa”, argumentam.
Os trabalhadores que fazem o curso recebem a certificação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que é o responsável pela atividade no País. A ideia, conforme o delegado regional do Sated/RS, Neidmar Alves, é que na Oktoberfest deste ano já existam profissionais qualificados o suficiente para as vagas que vão surgir. “O curso coloca esses trabalhadores em contato com as normas de segurança vigentes no Brasil e habilita-os a prevenir acidentes, ajudando a detectar os problemas que podem acontecer”, ressalta Alves.

SOBRE O SATED/RS – O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul – SATED/RS foi criado em agosto de 1978, tendo como origem a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Apatedergs), do qual representou uma evolução. Surgiu com a finalidade de congregar a classe artística e do entretenimento em torno de assuntos de seus interesses e na defesa de seus direitos, visando ao desenvolvimento profissional da categoria.
Para maiores informações entre em contato com o delegado regional através do e-mail [email protected] ou [email protected]. O site do sindicato é www.satedrs.org.br